Prefeitura de Igrejinha pretende padronizar todas as unidades básicas de saúde do município

Quem já frequentou os postos de saúde de Igrejinha ou apenas passou em frente a algum, talvez percebeu que a maioria destas unidades seguem um padrão de estrutura. Essa padronização era uma ideia de início de campanha do Prefeito Joel Wilhelm, que foi se concretizando e agora praticamente todas as unidades – as que atendem um maior número de pessoas – como a do bairro Viaduto, Vila Nova, XV de novembro, Cohab foram reformadas e agora a do bairro Morada Verde também está recebendo uma atenção especial e no Acácias, as obras na estrutura também começarão. “As maiores, todas elas vão ter sido feitas, aí tem as menores, como Moinho, Garibaldi, mas aí não tem tanto fluxo de pessoas”, explica Wilhelm.
Recentemente, o Prefeito participou de uma audiência com Vécia Teixeira, Coordenadora de Projetos da Atenção Básica do Ministério da Saúde, em Brasília onde encaminhou a documentação para receber o restante dos recursos (uma quantia de R$100 mil) da obra de ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Morada Verde, que terá 258 m² e que tem previsão para ser inaugurada em outubro deste ano.
A unidade do Bairro Acácias também foi pauta da reunião, pois receberá uma ampliação e reforma, que custarão um total de R$417.662,67. Parte desse valor será proveniente de emendas parlamentares encaminhadas pelo Deputado Pompeu de Matos (PDT) e pela Deputada Maria do Rosário (PT). De acordo com o Prefeito Joel, esta obra ainda não começou por que depende do pagamento da primeira parcela para ter seu início. “Ela está licitada, o projeto já está homologado, já foi tudo jogado no sistema que chama SISMOB, que é do Ministério da Saúde, então agora a gente tem que esperar vim a primeira parcela do recurso para poder dar termo de início da obra”, comenta.
Além das unidades já citadas, as UBS’s da Serra Grande e Lajeadinho também foram reformadas, no entanto, de acordo com o Prefeito, as obras foram mais para se adequar a uma estrutura que já existe.

Foto em destaque: UBS da Morada Verde em reforma;previsão é unidade seja inaugurada em outubro. / Créditos: Lilian Moraes