Igrejinha – O município de Igrejinha divulgou na tarde desta sexta-feira (11) um alerta em função de disseminação de notícias falsas a respeito da dengue na cidade. Conforme a nota, informações inverídicas estão circulando em grupos e redes sociais, comunicando sobre a morte de uma pessoa relacionada a doença.
Até a quarta-feira (10), das 100 amostras enviadas para análise no LACEN – Centro Estadual de Vigilância Sanitária, 67 deram positivo para dengue.
Confira a nota completa divulgada pelo município:
“VAMOS COMBATER AS #FAKENEWS?!
Juntos vamos vencer o mosquito da dengue, mas também juntos vamos vencer as #FakeNews.
Infelizmente estamos recebendo relatos de notícias falsas em grupos e redes sociais sobre os temas da dengue no município. Neste momento, cabe reforçar a importância de conferir os dados antes de compartilhar.
Procure informações sempre em fontes confiáveis, como as redes sociais oficiais do Município de Igrejinha, da Saúde de Igrejinha, e nos jornais locais.
Cada cidadão pode contribuir com a campanha #TodosContraOMosquito realizando vistorias em seu pátio com a finalidade de eliminar possíveis criadouros, que caracteriza-se por qualquer recipiente que possa acumular água.
A Secretaria de Saúde reforça que a população não pode esquecer de tampar os tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a abertura para baixo, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela, além de manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água na parte superior.
Na luta contra a dengue, a ação de cada um é fundamental.
Vamos juntos?! 💪🏻”