Prédio da UPA de Parobé será utilizado mediante programa de atendimento estendido

Estrutura deverá funcionar através do programa Saúde na Hora Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – A crise generalizada na saúde do país tem diversos reflexos no Vale do Paranhana. Em Parobé, um dos principais impasses nessa área tem sido a finalização e o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vem sendo construída a passos lentos desde 2014. Sem perspectiva de conseguir arcar com os custos de operação e sem ter verba para comprar equipamentos, o município recorreu a uma alternativa proposta pelo Ministério da Saúde para readequar o local.

Recentemente o Governo Federal permitiu que fossem solicitadas alterações nas diretrizes de funcionamento das UPAs, possibilitando a utilização da infraestrutura para outros fins. Parobé logrou êxito na solicitação e será através do programa Saúde na Hora que os profissionais da Saúde passarão a operar no local, assim que a obra for concluída. “Já foi credenciado e aprovado pelo Ministério da Saúde. Já saiu a portaria e até dezembro queremos colocar em prática”, explica a coordenadora de Atenção Básica no município, Janice Guasselli.

ENTREGA EM 2020

Na prática, a UPA funcionará como uma grande UBS, mas com horário de atendimento estendido das 8 até às 20 horas, sem fechar ao meio dia, conforme preveem as regras do Saúde da Hora. O programa, que foi lançado em maio pelo Ministério da Saúde, amplia os recursos mensais aos municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço. Não é necessário ter o prédio de uma UPA em construção ou em estado de ócio para aderir ao programa, mas Parobé encontrou nesta oportunidade uma forma de contornar o problema da falta de recursos. De acordo com Richard Ferreira, técnico da Secretaria de Planejamento, a obra deverá ser entregue entre o fim de janeiro e início de fevereiro de 2020. O prédio da UPA se localiza no bairro Alexandria, no encontro das ruas Artur Renemann e Alcides Ferreira.

Saúde na Hora ainda este ano

A coordenadora da Atenção Básica do município, Janice Guasselli, explica que o programa deverá ser colocado em prática inicialmente na UBS Jardim, devido à previsão de conclusão da estrutura da UPA ser para o próximo ano. “A ideia é colocar na infraestrutura da UPA, mas precisamos que a obra seja entregue. A previsão é iniciar este horário estendido já em dezembro. Se até lá a UPA não estiver concluída, vamos abrir na UBS Jardim”, afirma a coordenadora. Neste caso, a estrutura de atendimento que estará operando na UBS será transferida para o novo local assim que houver a conclusão da obra.

Além disso, Guasselli ressalta que a instalação do Centro de Atenção Psicossocial também será feita no novo prédio, o que significa o fim da necessidade de pagar mensalmente o aluguel do local onde atualmente funciona o centro.