PIM de Riozinho acompanha 18 mamães em período gestacional

Momento de organização de visitas domiciliares Foto: Divulgação

A gestação é um período que exige acolhimento e, sobretudo, cuidado com o bebê que é esperado. Em Riozinho, 18 gestantes recebem atendimento direcionado para este momento através do Primeira Infância Melhor (PIM).
As futuras mamães do município, que tem aproximadamente 4.698 habitantes (segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2021), recebem acompanhamento semanal, realizado de forma individual no Centro de Especialidades antes das consultas de pré-natal, e nas residências das gestantes, momento em que é avaliado todo o contexto que envolve o grupo familiar.
O secretário de Saúde, Ramão Corso, avalia a importância do trabalho desenvolvido na cidade. “Sabendo que temos um grande número de gestantes em nosso município (para nossa população), acredito que este programa contribui, além da saúde de mãe e filho, para a construção de um ambiente familiar e parental positivo, oportunizando melhor qualidade de vida dentro da sociedade”, pontuou.
O PIM é definido pelo Estado como uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Além de Riozinho, no Vale do Paranhana, Rolante, Taquara, Parobé e Três Coroas, são habilitadas no programa. No Vale do Sinos, Sapiranga e Campo Bom também atendem gestantes por meio do PIM.

Fundamental

O secretário afirma ainda que o projeto é fundamental para as mamães, pois proporciona uma melhor qualidade de vida, além de conhecimento sobre o período gestacional, amamentação, vida após nascimento, acompanhamentos médicos e psicológico das gestantes, que ficam mais sensíveis no período gestacional.