Parobé vai contar com posto municipal de coleta de sangue ainda em junho

Em breve, a comunidade de Parobé e região não terá mais a necessidade de se deslocar para Porto Alegre e outras cidades para fazer doação de sangue. Isso porquê no dia 24 de junho está prevista a inauguração do Posto de Coleta de Sangue Municipal. A iniciativa é inédita e foi possível graças a uma movimentação de voluntários e da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Hemocentro do estado.

Atualmente, de forma semanal, um ônibus é disponibilizado pela Prefeitura de Parobé para levar os doadores para as coletas em Porto Alegre. “Devido ao grande número de doadores, fizemos essa consulta junto ao Hemocentro e disponibilizamos o local. Foi aprovado e agora estamos finalizando as adequações para uma nova vistoria no dia 21”, detalha a secretária de saúde do município, Ana Elisa Lima.

O Posto de Coleta de Sangue Municipal vai funcionar junto a UBS Integração. Para viabilizar a adequação do espaço e receber os doadores, a prefeitura está investindo em torno de R$ 50 mil de recursos próprios.

“Marco na história da região”

Ana Elisa Lima cita a mobilização realizada pela cidade e a importância dessa iniciativa para a rede de saúde da região e do estado. “A gente está muito feliz, vai ser um marco na história da região e estamos contentes em poder ajudar os pacientes do estado inteiro, já que essas coletas ficam a disposição do Hemocentro”, pontua a secretária.

Lucas Fernandes é um dos doadores da cidade e um dos voluntários que iniciou as mobilizações para que a cidade passasse a contar com um posto de coleta do Banco de Sangue do Estado. “Meu irmão precisou de uma doação quando nasceu e está vivo até hoje por causa de pessoas que doaram sangue. Estou sem palavras para descrever esse momento. Estou nessa mobilização desde 2020 e muito feliz”, descreve Lucas que prevê, inclusive, um aumento na participação de doadores da região. “Vai ficar mais fácil para pessoas de Igrejinha, Taquara, Nova Hartz fazerem suas doações. Vai facilitar muito”, acrescenta.

A previsão inicial do Hemocentro é que as coletas sejam realizadas sempre aos sábados. “Isso facilita quem trabalha e pode usar o sábado para as doações”, finaliza Ana Elisa.

Requisitos para doação

– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.