Parobé terá posto para coleta de sangue ainda este ano no hospital

Espaço para doação ficará em ala inicialmente destinada à UTI neonatal do HSFA. Foto: Lilian Moraes

Parobé – Quem antes precisava se deslocar quilômetros de distância e perder horas no trânsito para doar sangue poderá, em breve, realizar o ato voluntário sem sair da região. Isso porque o Hospital São Francisco de Assis deve inaugurar, até o fim do ano, um ponto de coleta para moradores dos vales do Sinos e Paranhana. A conquista vem sendo construída através de uma parceria entre o Hemocentro, a Prefeitura de Parobé e o hospital.

A estrutura que vai acomodar os doadores foi montada no local inicialmente projetado para ser uma UTI neonatal, em um dos pavimentos do HSFA. O espaço já passou pela vistoria do corpo técnico do Hemocentro, e os ajustes finais estão sendo realizados para que o serviço entre em operação.

“Tivemos diversas tratativas junto ao Hemocentro para podermos promover a captação de coletas aqui em nossa cidade, em dias específicos, sem a necessidade de deslocamento dos doadores para Porto Alegre ou outras cidades distantes. Estamos muito felizes com esta parceria, pois nos ajudará a promover a conscientização e o engajamento da população em uma causa nobre, que pode salvar muitas vidas. Isso irá contribuir em muito para o restabelecimento e manutenção dos estoques de sangue em nosso hospital e região”, destaca o prefeito Diego Picucha.

Próximos passos
Enquanto trabalha nos ajustes finais, o município também prepara a capacitação da equipe que vai atuar no local. Serão cerca de 10 profissionais, com uma enfermeira responsável. De início, o posto em Parobé será somente para coleta, com as bolsas sendo encaminhadas à Capital.

A proposta é que a coleta aconteça uma vez por semana, mas a prefeitura tem o objetivo de ampliar o funcionamento com o passar do tempo. A expectativa dos gestores envolvidos é que a proximidade aumente a quantidade de doadores na região.

Causa abraçada
A secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima, explica que a Administração abraçou a causa e vem realizando o transporte de passageiros. “Fizemos uma parceria com o hospital em que eles forneciam o lanche e nós o transporte. Em algumas semanas, chegamos a ir até duas vezes para Porto Alegre fazer doação. Como nos destacamos nesse trabalho, dialogamos com eles sobre a possibilidade de fazer um posto de coleta. O Hemocentro nos passou todas as exigências e nós montamos tudo”, completa a secretária.

Requisitos para doar sangue
Para realizar a doação é preciso estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados por responsável legal;
pesar no mínimo 50 Kg; não estar em jejum; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; e não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

É possível entrar em contato com o Hemocentro através do telefone (51) 3336-6755 ou WhatsApp (51) 98405-4260. A sede fica localizada na Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre.