Parobé realiza capacitação sobre autismo e prepara novas ações

Segundo a organização, mais de 100 pessoas participaram da capacitação Foto: Divulgação

Uma capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) reuniu centenas de pessoas na última quinta-feira (11), em Parobé.

Promovida pela prefeitura, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parobé (Comdicap) e das secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Educação, a capacitação sobre autismo teve como um dos objetivos ampliar a rede de atenção à saúde e qualificar a assistência ofertada pelo município aos autistas e seus familiares. “São trocas de experiências que contribuem para compreendermos melhor as necessidades dos usuários e das suas famílias, o que fortalece as ações e as intervenções realizadas através da Secretaria de Saúde e das demais pastas do município”, ressaltou a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima.
De acordo com a responsável técnica da saúde mental e presidente do Comdicap, Carla Adriana Woiciechovski, o público com TEA em Parobé é de 112 pessoas, indicativo que dobrou depois da pandemia.

Ainda que as equipes estejam frequentemente participando de qualificações e que o atendimento já fosse realizado na cidade, este foi o primeiro encontro voltado ao público autista. “Participaram cerca de 120 pessoas entre trabalhadores da rede de proteção das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, mas o município pretende realizar outros momentos com cada grupo, para atender as dúvidas de cada um, dentro de uma linguagem adequada para cada necessidade”, explicou Carla.

Centro regional de referência