Parobé participa de pesquisa do Ministério da Saúde sobre Covid-19

Foto: ASN

Por Prefeitura de Parobé

Parobé está entre os 274 municípios brasileiros escolhidos para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Precov) elaborada pelo Ministério da Saúde, para estimar quantas pessoas foram infectadas pelo vírus.
Em Parobé foram sorteados domicílios dos bairros Alexandria, Alvorada, Centro, Fazenda Pires, Integração, João Muck, Morro Da Canoa, Morro Do Pinhal, Morro Negro, Muck e Santa Cristina do Pinhal.
Esse é um dos maiores inquéritos sorológicos de Covid-19 registrados no mundo até o momento, busca descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa, observando a magnitude da infecção. Além disso, a análise pretende chegar a cálculos mais precisos da morbidade e da letalidade pela Covid-19.
Como acontece a pesquisa:
1º etapa finalizada em 9/8 – Ministério entrou em contato com o cidadão por SMS/Whatsapp para informar que este foi selecionado para participar da pesquisa e fará uma ligação para:
confirmar participação no estudo (etapa finalizada)
realizar entrevista (etapa finalizada)
agendar coleta de material biológico de todos os moradores da residência. (etapa finalizada)
2º etapa em andamento (previsão de finalização até 30/09) – Profissionais de saúde de laboratório do Grupo Pardini (empresa contratada)
farão o primeiro contato diretamente na residência para coleta da amostra de todos os residentes do domicílio que quiserem participar da pesquisa.
usuário receberá o termo de consentimento livre e esclarecido. Menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis
identificarão, processarão e transportarão as amostras de soro
3º etapa – Fiocruz
recebe as amostras
analisa (CLIA)
emite resultado
devolve o resultado ao usuário: os resultados dos exames poderão ser consultados pelos participantes, em sistema próprio construído para a pesquisa. Instruções específicas serão dadas no momento da coleta.
armazena (Biobanco)
IMPORTANTE: OS DADOS SÃO SIGILOSOS
Os dados dos participantes não serão divulgados. Serão adotados todos os procedimentos de segurança da informação já utilizados pelo IBGE, visando a não identificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados. Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados, mas nunca com informações pessoais dos participantes.