Parobé inaugura nesta semana novo centro para atendimento exclusivo a crianças

Espaço será na antiga Farmácia Municipal, que foi transferida para Avenida das Nações. Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – Diante do crescente número de gestantes que procuram atendimento no Espaço da Saúde da Mulher e da Criança de Parobé, a Secretaria de Saúde precisou adaptar um novo local para receber exclusivamente as crianças. Atualmente os serviços são oferecidos em um mesmo espaço, junto à UBS Central.

A saída encontrada para solucionar o problema dos corredores cada vez mais apertados foi transferir os atendimentos de pediatria para o prédio onde funcionava a Farmácia Municipal, na Avenida João Mosmann Filho, próximo da prefeitura. A sala ainda passa por ajustes e a inauguração deve ocorrer no dia 18 de junho, conforme a Secretaria.

“Onde está não dá mais. Está muito cheio e a gente precisa de outro espaço, porque tem muitos atendimentos a gestantes. Estão vindo bastante crianças em função do inverno, porque aumentam as doenças respiratórias e se demanda mais da pediatria, então pode ficar aglomerado e as coisas se confundirem com a covid”, cita a responsável pela pasta, Ana Elisa de Lima.

O novo local é amplo e terá os consultórios e sala de espera delimitados por divisórias, que ainda não foram instaladas. As consultas pediátricas continuarão atendendo crianças de zero a 12 anos. “Mesmo tendo pediatra nas UBSs, a gente viu essa necessidade”, conclui Ana Elisa.

Espaço foi ampliado e revitalizado no último ano
No último ano, o espaço da Saúde da Mulher e da Criança foi revitalizado e ampliado pela Prefeitura. Entre as melhorias, o local ganhou um novo consultório, onde são realizados atendimentos de multiprofissionais. Também foi ampliado o atendimento de ginecologia e obstetrícia e unificada a pediatria em um local único, reunindo sala de acolhimento, observação e consultório pediátrico. Neste mesmo local, foi realizada uma pintura na parede com tema de balões e nuvens, remetendo ao lúdico da criança.

A sala de vacinas ficou maior, com nova disposição da mobília, proporcionando mais espaço, e houve aquisição de uma geladeira industrial com maior capacidade de armazenamento e acondicionamento das vacinas, que conta com um sistema telefônico interligado