Parobé faz busca ativa para intensificar vacinação contra poliomelite

Foto: Prefeitura de Parobé/Divulgação

Por Prefeitura de Parobé

Para intensificar a imunização das crianças, em especial contra a poliomielite, a Prefeitura de Parobé está realizando a busca ativa por crianças que ainda não tenham sido vacinadas no município.

Realizada pela Secretaria de Saúde, a ação consiste em diversas frentes, entre elas está à imunização de crianças em escolas (municipais e particulares), onde foram vacinadas mais de 400 crianças.

As equipes também estão trabalhando na imunização das crianças acompanhadas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM), diretamente nas residências. Além disso, agentes da saúde estão indo até as residências, em especial em pontos mais distantes dos postos de saúde, para informar aos pais e responsáveis sobre a pendência na vacinação.

Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, o percentual de imunização da pólio teve um aumento significativo após o início da busca ativa que ocorreu nos últimos dias. “Já conseguimos subir o percentual de imunizados de 32% para quase 80%, e o nosso objetivo é atingirmos a meta nos próximos dias. Estamos trabalhando arduamente para aumentar a conscientização da população quanto à importância da imunização das crianças e garantir a vacina para todo o público-alvo”, define a secretária.

A campanha de vacinação contra a poliomielite no município vai até o dia 22 de outubro deste ano.

Sobre a vacinação contra a pólio

O grupo-alvo da vacinação são as crianças menores de cinco anos de idade, e o documento necessário, que deve ser apresentado na hora de receber a imunização, é o cartão de vacina da criança – caso ainda não tenha efetuado a atualização do cadastro nas unidades de saúde, é importante levar também o CPF e o cartão do SUS.

Doença infectocontagiosa aguda, a pólio pode provocar desde sintomas leves, como um resfriado comum, a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia irreversível, principalmente em crianças com idade abaixo dos cinco anos. As crianças devem tomar cinco doses da vacina: injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida; gotinhas aos 15 meses e aos 4 anos de idade.