Parobé busca contratação para diminuir fila de exames de imagem

Foto: Arquivo/JR

Com o objetivo de atender uma demanda que estava em fila de espera no município, a Prefeitura, através da Secretária de Saúde, está realizando a contratação de serviços para avançar nos exames de ecografias e mamografias na cidade. O processo, que ainda está em andamento, está sendo realizado através de licitações.

 

Antes sem referência estadual neste quesito, Parobé, através da renovação dos contratos de prestação dos exames, está buscando zerar as filas referentes aos exames de eco e mamografia no município.

Apesar de não ter presenciado o comparecimento de nenhum dos licitantes em algumas solicitações estaduais, o setor de saúde parobeense, através da secretária Ana Elisa de Lima segue tentando a contratação de empresas que possam suprimir esta demanda em atraso do município, visando a finalização dos exames pendentes.

Com aproximadamente 850 exames ecográficos marcados até o período compreendido entre fevereiro e março de 2022, houve a necessidade de buscar alternativas e soluções para a alta demanda existente no município e também na região. Da mesma forma, os exames de mamografia também não estão sendo realizados de maneira correspondente a exigência dos munícipes.

No mês seguinte ao Outubro Rosa, período em que os cuidados referentes ao câncer de mama, doença que pode ser identificada através do diagnóstico feito nos exames de mamografia, o intuito de Parobé é atender da mesma forma, afim de eliminar as esperas existentes no setor e diminuir o número de casos desta doença na cidade do Vale do Paranhana.

Redução de todas as demandas

Neste ano, o Hospital de Parobé recebeu seu novo tomógrafo. No mês de outubro, o município foi contemplado com o aparelho moderno, que poderá qualificar e agilizar os atendimentos no setor. Este avanço na saúde acompanhou o anseio da Secretaria responsável pelo setor no município de atender a todas as demandas existentes, não somente pelos moradores de Parobé, como por todos que utilizam os serviços da cidade na região.

Ana Elisa de Lima, secretária de Saúde Municipal, comentou sobre o cáculo para zerar as filas de espera. “Baseado na nossa solicitação mensal. Vai regularizar, ficar certo mês a mês. Como são exames de diagnósticos, a gente precisa”.