Parobé amplia estrutura do Centro Municipal de Atendimento à Criança

Assentos e leitos foram instalados para melhor atender as crianças Foto: Lilian Moraes

Foto: Lilian Moraes

O Centro Municipal de Atendimento à Criança (CEMAC) se consolidou como uma referência na área e, desde então, facilita a vida de quem necessita de atendimento pediátrico, nas mais diversas especialidades.
Em função da demanda, especialmente pela chegada do inverno, o centro, inaugurado em 2021, passou, recentemente, por uma melhoria. Conforme a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima, foi providenciada uma ampliação da estrutura física do prédio, onde foram instalados leitos e assentos para crianças que necessitarem de observação ou medicação no local. “Hoje, a gente manda para o hospital apenas as crianças que precisam de internação, caso contrário, os atendimentos são concentrados todos no CEMAC”, explicou. O valor investido, de acordo com a responsável pela pasta, foi de R$ 20 mil.
Segundo o prefeito Diego Picucha, o centro faz parte do compromisso que a Administração tem de oferecer um atendimento multiprofissional de qualidade às crianças parobeenses. “É um espaço que tem sido tomado como exemplo de excelência no atendimento às crianças e inspirado diversas cidades. Outro exemplo de cuidado com os pequenos foi a ampliação do atendimento pediátrico que implementamos em nosso primeiro ano de gestão, que desde então ocorre de forma alternada em todas as unidades básicas de saúde da cidade”, pontuou. “A ampliação do CEMAC faz parte das ações que seguimos implementando e que vão qualificando cada vez mais o atendimento de crianças e das mães”, concluiu o prefeito.

Atendimento é no CEMAC
A orientação quanto aos atendimentos para crianças no município é só uma: procurar o CEMAC. “Tem dor ou está com algum problema durante o dia, procure o centro. As UBSs devem ser acionadas quando houver a necessidade de um acompanhamento, exames preventivos e etc”, explicou a secretária.
O CEMAC fica localizado na rua João Mosmann Filho, nº 209, no Centro, e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. No entanto, Ana comenta que o município pretende estender esse horário em mais uma ou duas horas, o que ainda está sendo analisado.

Autoridades falam sobre

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “É um espaço que tem sido tomado como exemplo de excelência de atendimento as crianças e inspirado diversas cidades. Outro exemplo de cuidado com os pequenos foi a ampliação do atendimento pediátrico que implementamos em nosso primeiro ano de gestão, que desde então ocorre de forma alternada em todas as unidades básicas de saúde da cidade”.

Ana Elisa de Lima, secretária de Saúde
“Hoje contamos com seis pediatras – dois fixos e outros quatro distribuídos durante a semana – psicólogos infantis, nutricionista, fonoaudiólogo, enfermeiro e técnico de enfermagem além do serviço de recepção e higienização. Então só o fato de ser um pronto atendimento e não precisar marcar, já é muito vantajoso, pois é algo por livre demanda’.

Novidade na saúde do município
A área vai receber um reforço em breve, pois de acordo com a secretária, o município está trabalhando para implantar atendimento noturno na Unidade Básica de Saúde do bairro Integração. “Durante o dia, nós usamos o espaço para atendimento de sintomas gripais e de dengue, então, observamos a necessidade de ajustar os horários para conseguirmos possibilitar atendimentos na parte da noite”, revelou Ana. “Essa ESF vai ter os serviços de clínico, pediatra e mais algumas especialidades que ainda estamos organizando. A previsão é de que inicie ainda no final deste mês”, complementa a secretária, afirmando que mais detalhes como horários e especialidades ainda serão repassados para a comunidade.