Parobé 40 Anos: Saúde em Parobé é prioridade com ações e responsabilidade

Foto: Eder Zucolotto

A oportunidade de realizar o Festejando Parobé em 2022 só é possível em virtude da queda dos indicadores da pandemia de covid-19. Estratégias de combate ao vírus adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, avanço da vacinação e alto número de testagem são alguns dos fatores que contribuem para essa redução drástica dos índices e que permitem a retomada de atividades, entre elas, o Festejando Parobé. “Assumimos em abril de 2020, no auge da pandemia. Nem EPI tínhamos naquele momento. Foi muito preocupante, até porque era tudo novo”, relembra a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima. “Foi então que começamos a organizar um monitoramento para os pacientes, até porque não tínhamos vacina ainda. Uma equipe atendia os pacientes em casa. Também contamos com a parceria do hospital, trabalhamos o tempo todo juntos”, acrescenta Ana, destacando ainda que a vacinação foi uma grande aliada para a redução dos casos. “Adotamos muitas estratégias para vacinar as pessoas. Quem só podia às 22 horas, nós encontramos uma forma de vacinar, também fizemos mutirão nos bairros onde vacinamos mais de 1000 pessoas só com a primeira dose”, elenca a secretária.

Até o momento, Parobé tem 80% da população vacinada com a primeira dose e 70% com o esquema vacinal completo. “Entre as crianças de cinco a 11 anos, já vacinamos quase duas mil crianças”, cita Ana Elisa. “A vacinação, juntamente com as nossas ações, são fatores que contribuem para essa estabilização da pandemia em Parobé”, indica a titular da Secretaria Municipal de Saúde.

Proteção durante o Festejando Parobé e novas medidas em benefício da população

A Prefeitura adotou medidas para o público que irá frequentar o parque nos dias de Festejando Parobé. “A saúde vai em peso para dentro do Festejando. Vamos exigir o passaporte vacinal para entrar no parque, essa foi uma determinação quando se decidiu pela realização da festa”, elenca Ana Elisa Lima, destacando ainda que, além de coronavírus, os agentes de saúde irão orientar os frequentadores do evento em relação ao risco de demais doenças. “Vamos fiscalizar o tempo todo”, completa a secretária. Em paralelo ao combate do coronavírus, a Administração de Parobé sempre se preocupou em garantir um atendimento de qualidade para a comunidade.

Em virtude disso, muitas ações foram executadas desde o início da gestão. “Estamos com obras para construção de novas unidades de saúde, também aumentamos os atendimentos de especialidades como fisioterapia, por exemplo. Estamos fazendo mutirão de cirurgias de vasectomia, nós temos muita coisa boa para a população”, cita. “Queremos fazer mais mutirões, aumentar os atendimentos em outras especialidades como odontologia que já está também melhorando. Temos várias situações que vamos anunciar nos próximos dias”, finaliza a secretária.