Paranhana volta à bandeira vermelha, e RS tem regiões na bandeira preta pela primeira vez

Região – Em nova atualização das bandeiras do Distanciamento Controlado, a região que abrange os municípios do Vale do Paranhana, denominada de R06 – Taquara, foi classificada com a bandeira vermelha, que indica risco alto de disseminação do coronavírus. As cores foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (11), pelo governo do estado, na página do modelo de controle da pandemia.

Além disso, pela primeira vez desde o início do modelo de Distanciamento Controlado, o Estado tem regiões classificadas com a bandeira preta, o nível máximo de restrições previsto nas regras. Isso significa que, nas regiões de Bagé e Pelotas, tanto a capacidade hospitalar como o contágio por coronavírus alcançaram níveis críticos na região.

Segundo o governo do RS, o momento é de extremo alerta: o Rio Grande do Sul observou aumento em quase todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. Houve elevação, nos últimos sete dias, de 14% nas hospitalizações por Covid-19 (de 1.174 para 1.338 casos), que alcançou o maior número desde o início do monitoramento.

Também é o número mais elevado de pacientes em UTI, em leitos clínicos e de óbitos. As mortes cresceram 15% nesta semana, chegando a 409 registros. Como resultado, há o menor número de leitos livres (407) no Estado, bem como a menor razão de leitos livres para cada ocupado (0,44), que baixou de 0,5 também pela primeira vez. Por isso, o governo do Estado reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo modelo.

Até as 6h de domingo (13), municípios e associações podem enviar pedidos de reconsideração ao mapa preliminar para o governo por meio de formulário. Depois de analisados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (14), o governo do Estado divulgará as bandeiras definitivas, vigentes de 15 a 21 de dezembro.