Oncoprev prevê normalizar dentro de junho as consultas interrompidas na pandemia

Unidade se localiza ao lado do Hospital Bom Jesus de Taquara. Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – Suspensas por determinação do Estado desde que a pandemia chegou ao RS, em março de 2020, as consultas de pacientes com suspeita de câncer voltaram a acontecer no início do mês de junho. Embora os tratamentos não tenham sido interrompidos, a falta de novos atendimentos acabou gerando uma fila de espera de mais de 100 pessoas em Taquara, que é referência da região na especialidade.

As consultas com oncologista, tratamentos de quimioterapia e medicamentos por via oral são oferecidos pelo Hospital Bom Jesus (HBJ) através do SUS na clínica Oncoprev. Conforme o oncologista clínico e diretor técnico do local, Dr. Henrique Träsel, a perspectiva é normalizar o fluxo ainda dentro de junho. “Agora a gente está num processo de restabelecer a normalidade, com o que sempre foi a nossa política aqui: atender rapidamente para começar o tratamento logo.”

Além das consultas, ficaram represadas durante este período todas as cirurgias no hospital, pois o bloco cirúrgico estava sendo utilizado para acomodar leitos de UTI Covid. Com a diminuição na demanda por internação, o HBJ voltou a operar no espaço nesta segunda-feira (14) apenas com a realização de procedimentos oncológicos. As cirurgias gerais seguem suspensas até o final deste mês, conforme determina a Secretaria Estadual da Saúde.

Tumores mais avançados
Assim como no resto do país, a clínica tem sentido os efeitos da falta de procura de exames de prevenção ao câncer em função da pandemia. E o resultado, conforme Träsel, são pacientes com tumores mais avançados. “A quantidade de exames que foram feitos em 2019, no período pré-pandemia, mostra que caiu drasticamente a procura desde então. Dados da Sociedade Brasileira de Patologia mostram que em 2020 a queda foi mais de 50% no diagnóstico. Não é que o câncer deixou de existir, é que as pessoas deixaram de fazer exames.”

Exames preventivos
O oncologista ressalta a importância de não deixar para depois a realização de exames preventivos, como mamografia, papanicolau e colonoscopia. “Todos os consultórios e locais de atendimento são seguros.” Atualmente o Instituto Kaplan — unidade Oncoprev tem capacidade de atender pelo SUS cerca de 440 pacientes ao mês no tratamento contra o câncer.

Fique por dentro
Conforme a diretoria da clínica, um dos projetos para 2021 é ampliar os atendimentos. Para isso, foi adquirido um imóvel e os serviços para particulares e convênios serão transferidos ao novo local, de quase 600 m², deixando a atual sede com espaço dedicado 100% ao SUS. Outro avanço pode se dar na área de atuação, pois já existem tratativas com cidades do Litoral Norte. Conforme a direção, há demanda reprimida de mais de 500 pacientes na região e a clínica tem capacidade de triplicar atendimentos.