Obra na Unidade de Saúde do Centro chega a 50% de conclusão em Igrejinha

Previsão de entrega da obra é para dezembro de 2022 Foto: Lilian Moraes

Quem passa pela esquina da Avenida Presidente Castelo Branco com a João Corrêa, no Centro de Igrejinha, consegue visualizar o estágio avançado em que se encontra a obra que vai abrigar a unidade de saúde do bairro e o Centro de Especialidades.
Conforme informações detalhadas pela Secretaria de Saúde, através do secretário Vinicio Wallauer, a intervenção está 50% concluída e a previsão de entrega é para dezembro.
Com uma estrutura de 590,65m², divididos em dois andares, o prédio terá seis consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de triagem, sala de curativos e suturas e uma farmácia, o que deve mudar a realidade da comunidade que tem a unidade como referência para atendimento. “Vai ser uma unidade de saúde ampliada, com diversos atendimentos naquele espaço. Vai facilitar. Sem contar que vai ser um prédio moderno, com espaço, com toda estrutura para o atendimento das pessoas. Vai ficar muito legal”, comentou o responsável pela pasta.
O novo prédio, quando finalizado, vai receber o nome de Vladimir Volkart (Branco). A homenagem foi anunciada pelo prefeito Leandro Horlle ainda no início de 2022. “E nesse dia simbólico, em que nós lembramos o segundo ano de falecimento do nosso amigo Branco, aproveito para informar que este novo espaço vai ser denominado Vladimir Volkart ex-prefeito e vereador”, destacou o prefeito, na época.
Branco esteve à frente do Executivo igrejinhense de 15 de novembro de 1991 até 31 de dezembro de 1992. Além disso, foi presidente da Câmara de Vereadores quando a Lei Orgânica do município foi promulgada.

Secretário analisa

Planos para o Bom Pastor

O trabalho em relação às melhorias nas estruturas de saúde da cidade não para. Conforme o secretário, em paralelo com a unidade do Centro, estão acontecendo obras no bairro Moinho, na UBS Pedro Ivan e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que está sendo adaptado para receber o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista.
Além disso, o município trabalha para melhorar as condições do posto de saúde do bairro Bom Pastor e uma das possibilidades é viabilizar, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma forma de aquisição, locação ou doação do prédio do INSS que está em desuso desde que o órgão federal decidiu não utilizar mais a estrutura. Entretanto, o secretário deixa claro que essa é uma alternativa e está em processo.