Novos medicamentos são incorporados no programa da Farmácia Popular

O Farmácia Popular é um dos principais programas para distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende mais de 20 milhões de brasileiros. Atualmente, conforme dados do Ministério da Saúde, o programa conta com mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas em 4.397 municípios.

Entre 2018 e 2021, a quantidade de medicamentos distribuídos aumentou de 13,8 bilhões para 14,3 bilhões de unidades. Até junho deste ano, mais de 7,2 bilhões de remédios já foram entregues para a população brasileira.

E esses números vão aumentar: na última semana de setembro, o Ministério da Saúde fez o anúncio da incorporação de cinco novos medicamentos ao programa da Farmácia Popular. Os novos remédios são direcionados, principalmente, para o controle de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca. A publicação da inclusão dos novos medicamentos no programa ocorreu em 30 de setembro e a expectativa é que, em até 30 dias após essa publicação, os medicamentos já estejam disponíveis para a população.

O Ministério da Saúde tem a expectativa que 2,7 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam beneficiadas com os novos medicamentos incorporados. Ainda conforme informações divulgadas pelo ministério, essa é a primeira incorporação de novos remédios no programa da Farmácia Popular desde 2011.

Medida é positiva, avalia cirurgião

Médico no Hospital Sapiranga, o cirurgião do Aparelho Digestivo e Bariátrica, Vinícius Pena Coutinho, considera como positiva a inclusão dos novos medicamentos no programa da Farmácia Popular. “O acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes evita que pessoas com baixa renda abandonem a terapia por falta de recursos financeiros, pois o uso dessas substâncias é contínuo e não pode ser suspenso em nenhuma hipótese. As medicações para o tratamento destas doenças, disponibilizadas gratuitamente na rede pública de saúde, cumprem papel fundamental no controle dessas patologias e na prevenção de suas complicações, contribuindo para melhor qualidade de vida das pessoas”, enfatiza.

SAIBA QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS

Pacientes com doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca e diabetes serão beneficiados com os novos medicamentos. Saiba quais são eles:
– Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
– Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
– Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
– Furosemida 40 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
– Dapagliflozina 10 mg (diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular/modalidade de copagamento).