Nova campanha contra o sarampo inicia nesta segunda-feira

Doses estão disponíveis nas salas de vacina dos municípios da região. Foto: Lilian Moraes

Região – Neste segunda-feira inicia uma nova campanha de vacinação contra o sarampo, desta vez para o público entre 5 e 19 anos. Devem receber a dose as pessoas que ainda não tenham se vacinado contra a doença ou que tenham apenas uma aplicação marcada na carteirinha. A estratégia é a sequência das outras duas campanhas realizadas no ano passado, que tiveram como foco, as crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). A ação se estende até 10 de março.

A estimativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estejam protegidos contra a doença. Embora não se tenham registros de sarampo na região, desde agosto do ano passado, 82 casos foram confirmados no Rio Grande do Sul.

O Dia D, que ocorre aos sábados, está marcado para 15 de fevereiro. Em Parobé, são as unidades Prá Mamãe, UBS Jardim e UBS Pinhal que atendem neste dia, conforme a coordenadora de atenção básica, Janice Guasseli. “Estes locais contemplam as principais regiões da cidade”, explica. Durante a semana, todas as salas de vacina ofertam a dose.

Carteirinha atualizada
Em Igrejinha, o Dia D contará apenas com a unidade sanitária do Centro aberta. “Nos demais postos, além de não fecharem ao meio dia, há também a possibilidade da ir na quarta-feira, dia em que fecham às 20 horas”, esclarece a secretária de Saúde, Simone do Amaral. Pais e acompanhantes também podem aproveitar a ocasião para atualizar a caderneta de vacinação, reforça Simone.

Enfermeira responsável pelas imunizações em Taquara, Fernanda Flores relembra que o município tem quatro salas de vacina, sendo elas, no posto Piazito, na UBS Mundo Novo, na UBS Empresa e na UBS Santa Terezinha. Apenas Santa Terezinha não opera no dia D.

Segunda etapa

Para o segundo semestre do ano, uma nova etapa já está prevista pelo Ministério da Saúde: as pessoas dos 30 aos 59 anos. Nesta fase – programada para acontecer em agosto – será ampliada a idade preconizada, já que pelo SUS a vacina de rotina é oferecida para pessoas até 49 anos.

Conforme a SES, o sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus. A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.