Nova base do Samu de Taquara é entregue em cerimônia nesta quinta-feira

Local é responsável por fazer atendimentos de emergência em Taquara e outros três municípios Fotos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Taquara – Foi realizada nesta quinta-feira (21) a entrega oficial da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taquara. A solenidade reuniu secretários, vereadores, representantes de deputados e de diversos setores da Prefeitura, no evento que abre oficialmente os trabalhos da nova base, que fica em um prédio anexo do futuro Complexo Municipal de Saúde, na Avenida Sebastião Amoretti (ERS-020), no Bairro Morro do Leôncio.

 

O espaço está em uma área de 120 metros quadrados, e conta com três dormitórios com banheiro, sala de estar e cozinha, área administrativa, depósito de medicamentos, almoxarifado e espaço de lavagem para higienização dos equipamentos. No local, também há um abrigo coberto e uma rampa de lavagem das ambulâncias. O Samu de Taquara conta com 31 funcionários, e realiza cerca de 300 atendimentos por mês nas cidades de Taquara, Parobé, Nova Hartz e Araricá, e também transporta pacientes entre hospitais em Sapiranga e outros municípios da região.

Avanço de um importante projeto

Durante o protocolo, a prefeita Sirlei Silveira agradeceu a parceria de todos os que contribuíram, de alguma forma, para que a base do Samu, bem como o Complexo Municipal de Saúde, saíssem do papel. “Quando surgiu a possibilidade de fazermos este projeto, precisamos de todos os esforços, em um curto espaço de tempo, para inscrever nossa proposta no programa Avançar na Saúde, do Governo do Estado. Felizmente, tivemos uma equipe empenhada, que ajudou a tornar realidade esta obra. E hoje, os profissionais do Samu terão um espaço definitivo, que lhes dará comodidade e tranquilidade, fazendo um trabalho com muito mais carinho e dedicação”, ressalta.

O presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Marcelo Maciel, destacou a importância desta entrega, lembrando que o Legislativo do Município também foi parceiro na mobilização para a construção do Complexo de Saúde. “Sempre andamos juntos com a Administração Municipal, e apoiamos os cortes de aluguéis, além das devoluções de recursos que a Câmara fez para a Prefeitura, possibilitando materializar a sede do Samu”, menciona.

Quem também esteve presente foi o ex-deputado estadual Dalciso Oliveira, que foi um dos principais articuladores com o Governo do Estado para que Taquara fosse contemplada com este projeto. “Enquanto aqui na Prefeitura era feita uma força-tarefa na elaboração do projeto, estávamos reforçando com a Secretaria da Saúde para que o Município e o Vale do Paranhana recebessem os recursos. E com o empenho de todos nós conseguimos. O recurso, quando se materializa, é o que nos move. Parabéns para todos por esta conquista”, completa.

Em seu discurso, a responsável técnica da unidade do Samu de Taquara, Cíntia Kerschner, destacou a alegria no recebimento deste novo espaço. “Neste mês, nós completamos 18 anos de presença do Samu em Taquara. Neste ciclo, construímos um trabalho de responsabilidade, e de aprovação junto à comunidade. Não há palavras para agradecer ao empenho de todos os responsáveis pela implementação da nossa base”, frisa.

O projeto

A construção da base do Samu também integra o projeto do Complexo Municipal de Saúde, que está previsto para ser inaugurado em março de 2024. Através do programa Avançar na Saúde, o Município recebeu, em 2021, R$ 2,4 milhões em recursos para as obras. A execução das obras é feita pela Construtora Gass LTDA.

O terreno tem 1,5 mil metros quadrados. Quando for concluído, o Complexo terá serviços de Pronto Atendimento, Saúde da Mulher, atendimentos odontológicos e de fisioterapia, além de um Centro de Especialidades Médicas. O local terá três Estratégias de Saúde da Família, e se tornarão referência para aproximadamente 11 mil moradores dos bairros Centro, Cruzeiro do Sul, Morro da Cruz, Morro do Leôncio, Recreio, Sagrada Família e Santa Rosa.