Municípios agem para suprir carência de médicos pediatras

Municípios sofrem com a falta de candidatos nos processos de contratação Foto: Divulgação

O aumento da demanda de atendimento pediátrico na região acende um alerta para a situação e concentra as atenções dos municípios na busca de soluções para o problema.
Segundo um levantamento realizado pelo Grupo Repercussão junto a algumas secretarias de Saúde dos vales do Sinos e do Paranhana, uma das maiores dificuldades das cidades com relação ao assunto é a contratação de profissionais, que mesmo com a abertura de processos seletivos, não acontece por falta de candidatos.
Em Campo Bom, a Prefeitura informou que iniciou um processo para contratação em fevereiro, porém, não houve candidatos inscritos para a especialidade. “Um novo processo deve ser aberto em breve, já que o fenômeno que ocasionou a abertura do primeiro processo seletivo se intensificou nos últimos dias, o aumento na busca por atendimentos pediátricos”, comunica a Administração através da sua assessoria de imprensa.
Em Sapiranga, a Secretaria de Saúde identificou um aumento da demanda em todas as faixas etárias, de pacientes acometidos por sequelas da covid-19, suspeita de dengue e crianças com doenças respiratórias. Ainda assim, a Prefeitura informa que novos contratos para a especialidade estão em fase de licitação.
No município de Taquara a situação se assemelha. Segundo a secretária de Saúde, Mariane Farias, a cidade está empenhada em ampliar o quadro de médicos da especialidade. “Estamos solicitando uma nova contratação, na tentativa de oferecer melhores valores aos profissionais e assim tentar atrair pediatras que trabalham em outras regiões”, revela a responsável pela pasta.
Em Parobé, a realidade é outra. Conforme a Prefeitura, a cidade não tem demanda reprimida na especialidade, justificada por um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Diego Picucha (PDT) desde o início da gestão, com o atendimento médico infantil. “Já em 2020, foi implantado o atendimento de médico pediatra uma vez por semana, de forma alternada, em todas as unidades básicas de saúde do município, uma ação inédita na cidade”, cita a Prefeitura.

Centro municipal oferece atendimento para as crianças em Parobé

Ainda em 2021, através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura implantou o Centro Municipal de Atendimento à Criança (CEMAC), que oferece atendimento para crianças de 0 a 12 anos com uma equipe múltipla de profissionais, incluindo três pediatras, fonoaudiólogo, nutricionista e psicóloga.
O espaço conta com uma estrutura ampla e oferece brinquedos, jogos educativos e recreativos para proporcionar um melhor aconchego às crianças enquanto aguardam atendimento.
O CEMAC está localizado na rua João Mosmann Filho, nº 209, no Centro, e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Onde procurar atendimento

CAMPO BOM
Quem necessitar de atendimento pode procurar a emergência do hospital, que funciona 24h, as unidades básicas de saúde e o Pronto Atendimento.
No Pronto Atendimento (PA), a especialidade atende de segunda a sexta-feira, das 17h às 00h, e sábados e domingos, das 7h às 00h.
Atualmente, Campo Bom conta com oito pediatras que realizam atendimentos nas unidades básicas de saúde, além dos médicos terceirizados no (PA) e dos que atendem no hospital.

SAPIRANGA
O atendimento no município pode ser procurado nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, no Posto do Centro que atende por livre demanda das 7h às 21h e, em situações de emergência, na UPA 24 horas,
A cidade dispõe de médicos geral comunitário, que atendem todo o público, inclusive crianças. Profissionais da especialidade atendem na Unidade Básica de Saúde do Centenário, Amaral Ribeiro, São Luiz e Ferrabraz. Além destes, acadêmicos da Feevale também trabalham na UBS São Jacó.

PAROBÉ
A procura de atendimento por pediatra durante o dia deve ser no Centro Municipal de Atendimento à Criança, pois é o único serviço de PA no município com referência pediátrica. No Hospital São Francisco de Assis, o atendimento das crianças é realizado por médico clínico geral no Pronto Atendimento. O pediatra atende somente a sala de parto e os casos graves com indicação de Unidade de Terapia Intensiva.

TAQUARA

O atendimento da especialidade na cidade é realizado na Unidade de Saúde Piazito. Conforme a secretaria de Saúde, há um a três pediatras que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.  “Quando não conseguimos compor a escala com pediatras o atendimento é prestados médicos clínicos com experiência com a especialidade”, explica Mariane.

A população das localidades do interior ou que necessitam de atendimento em dias que não há profissionais atendendo nas Unidades Básicas, devem procurar a Unidade de Saúde Piazito.

No momento, Taquara conta com quatro profissionais pediatras que atendem em turnos distribuídos, em seis unidades de saúde.