Mobilização regional de conscientização sobre o coronavírus acontece nesta sexta-feira

Profissionais do HBJ, idosos e colaboradores de lares recebem a vacina em Taquara. Foto: Divulgação/SMS/Taquara

Região – A Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), através das suas secretarias municipais, promove nesta sexta-feira, 22, uma grande mobilização regional de conscientização aos protocolos do distanciamento controlado e de combate à pandemia do novo coronavírus.

Das 9h às 15h, representantes dos municípios que integram a Ampara e a Região 6 de Saúde (Taquara, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Três Coroas, São Francisco de Paula e Cambará do Sul), percorrerão os seus comércios locais, bares, restaurantes, agências financeiras e áreas de lazer.

Em Taquara, estão à frente da iniciativa, a prefeita Sirlei Silveira e a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues.

“Estaremos caminhando pelo comércio sensibilizando as empresas e seus colaboradores em relação ao uso de máscaras, higiene das mãos, uso do álcool gel, cumprimento dos protocolos do distanciamento controlado, distribuindo um material didático e conversando com as pessoas, a fim de que toda comunidade taquarense possa ser responsável, auxiliando no combate ao vírus e se protegendo. Aproveitaremos para sanar dúvidas e dar informações sobre a primeira fase da vacinação contra Covid-19 e os grupos prioritários que receberão as doses neste primeiro momento”, observa Ana.

O evento contará com membros do Comitê de Operações Especiais (COE), que integra representantes da Educação, da Tributação, dos Agentes de Saúde e Endemias, da equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde e do Gabinete da PrefeitaA saída das equipes está prevista para às 9h15, da Secretaria Municipal de Saúde,

Vacinação Covid-19 em Taquara

O município recebeu na terça-feira (19), 391 vacinas do primeiro lote. As primeiras doses estão sendo aplicadas em profissionais que trabalham na UTI Covid do Hospital Bom Jesus, que estão na linha de frente no tratamento de pacientes com a doença e em idosos em lares e instituições de longa permanência (IPL).

Até ontem (20), já haviam sido vacinadas, 125 pessoas, sendo 79 idosos de ILPs, 18 colaboradores de ILPs, 26 profissionais da linha de frente UTI Covid-19 do HBJ e dois profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Hoje as equipes seguem as vacinas nos lares de idosos, no Samu, no Centro Covid e no HBJ.