Mês do Outubro Rosa é pauta na Prefeitura de Riozinho

Prefeitura está iluminada na cor rosa, em alusão à campanha Foto: Luana Corteletti/Prefeitura de Riozinho

Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen For The Cure, o Outubro Rosa é lembrado, anualmente, com intuito de compartilhar informações, conscientizar e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.
Como forma de seguir os preceitos da campanha e contribuir com a população feminina com relação à causa, a Prefeitura de Riozinho iniciou neste mês a campanha “Outubro Rosa – Um toque que pode mudar a sua vida”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com profissionais da área, enfermagem e agentes de saúde.
Segundo a enfermeira que atende junto ao Centro de Especialidades, Karla Martins Nunes, dentro da ação da Prefeitura, panfletos com orientações de prevenção serão distribuídos pelos agentes de saúde durante as visitas domiciliares do mês de outubro, além de oferecer um brinde alusivo ao mês de prevenção ao câncer de mama para pacientes que agendarem o exame.
Ramão Corso, secretário de Saúde do município, reforça os objetivos da campanha, lembra da inserção da prevenção ao câncer de colo de útero e destaca a importância dos cuidados. “É extremamente importante que as mulheres façam periodicamente o auto-exame da mama, para que, em qualquer possível desconformidade, procurem o serviço de saúde e façam a mamografia”, pontua. “Para as mulheres com mais de 40 anos, é importante realizar mamografia anualmente! Da mesma forma, é necessário que todas as mulheres procurem o serviço de saúde e realizem a coleta de pré-câncer pelo menos uma vez ao ano”, finaliza o secretário.
Dúvidas podem ser solucionadas no Centro de Especialidades (Avenida André Brambilla, nº 181, ao lado do Salão Paroquial), assim como podem ser realizados agendamentos de consulta, através do WhatsApp (51) 9 9694-7693.

Secretário de Saúde com a palavra

Ramão também lembra que o diagnóstico precoce pode ser fundamental no processo de descoberta ou até mesmo de tratamento de um câncer. “É importante ressaltar que, tanto o câncer de mama, quando o câncer de colo de útero, quando detectados com brevidade, têm alto percentual de cura. E, para isso, os exames regulares são imprescindíveis!”, alerta.