Menina de 13 anos é diagnosticada com varíola dos macacos em Igrejinha; é o segundo caso confirmado na cidade

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA Foto: OMS/Divulgação

Igrejinha – Na terça-feira (09), o Estado confirmou mais um caso de varíola dos macacos em Igrejinha após a confirmação emitida pelo Laboratório do Estado (Lacen).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), trata-se de uma menina de 13 anos que apresentou manchas avermelhadas na pele depois de ter passado um período fora do município de Igrejinha (23 a 31 de julho).
Ao retornar à cidade (em 04 de gosto), a moradora procurou por atendimento médico em uma Unidade de Saúde que acompanhou desde os sintomas clínicos até a evolução do caso e confirmação da doença.
“A jovem está em isolamento, medicada e segue em acompanhamento pelos profissionais de saúde de Igrejinha”, informou a SMS.
Além disso, o órgão destaca que por priorizar a transparência com a comunidade, esclarece que oferece atendimento médico a todos os munícipes e realiza a investigação das enfermidades apresentadas, havendo em alguns casos a necessidades de testagem pelo Laboratório do Estado (Lacen).
Mantendo os mesmos critérios de informação e notificação estabelecidos na Covid-19 e dengue, o município realiza em tempo real as investigações das enfermidades, encaminhando amostras a laboratórios e atuando em território para controlar as doenças instaladas na cidade.