Melhorias na estrutura do hospital de Taquara são finalizadas

Foto: Cleusa Silva

Taquara – Seguindo com seu projeto de melhorias nos diversos ambientes do Hospital Bom Jesus, a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), entidade gestora do hospital de Taquara, realizou uma reforma na recepção da emergência da casa de saúde taquarense, passando a oferecer um espaço maior e mais confortável aos usuários do hospital e também a seus acompanhantes. Nos próximos dias, a AHVN deverá concluir também as obras das novas salas de realização dos exames de endoscopia e colonoscopia.

     Elaborado e vistoriado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Taquara, o projeto da nova recepção da emergência do Hospital Bom Jesus incluiu a criação de uma nova sala de espera, no local onde funcionava uma área aberta, com tamanho de 30 metros quadrados, totalizando 51,35 metros quadrados de área.

     Segundo Marisete Dal’Molin, diretora executiva da Associação Hospitalar Vila Nova, quem procurar atendimento médico no hospital de Taquara será inicialmente atendido por um fluxista, que é a pessoa treinada para identificar se cada caso é para atendimento na emergência, ou na tenda de prevenção ao coronavírus.

     “Os pacientes que não apresentarem sintomas gripais serão conduzidos até o guichê para fazer sua ficha de atendimento e então encaminhados até a Sala de Acolhimento, um por vez, onde um enfermeiro irá analisar os sinais vitais, enquanto o paciente aguarda ser chamado pelo médico plantonista. Já os pacientes que apresentarem os referidos sintomas serão encaminhados para atendimento no hospital de campanha/tenda do HBJ”, explicou a diretora executiva do hospital de Taquara.

     “Quando o fluxista perceber que o caso é grave, como por exemplo em casos de parada cardiorrespiratória, o paciente nem precisará fazer sua ficha de atendimento ou passar pela Sala de Acolhimento, ele irá direto para a sala Vermelha”, completou Cinthia Cambraia, gerente administrativa de Taquara.

     A obra de ampliação e reforma da nova recepção da emergência do Hospital Bom Jesus, assim como a instalação de uma cobertura leve no local de entrada das ambulâncias, feita com estrutura metálica e cobertura de lona vinílica, teve um valor aproximado de R$ 48 mil, custeado pelo Poder Judiciário, e também recursos próprios da AHVN.

     Somente no mês de julho foram atendidos 842 pacientes na emergência do Bom Jesus e 224 na tenda de prevenção ao coronavírus. No total foram 440 atendimentos na tenda, no período de 9 de julho a 26 de agosto, e 3.542 atendimentos na emergência, desde a abertura do hospital, no dia 16 de abril deste ano.

     Nos próximos dias, o Hospital Bom Jesus de Taquara deverá disponibilizar a comunidade duas novas salas, destinadas a realização de exames de endoscopia e colonoscopia, e outra para a recuperação dos pacientes após a realização desses exames.