Mais uma obra da gestão Leandro e Joãozinho é iniciada em Igrejinha

Intervenções iniciaram na segunda- feira (17) Foto: Lilian Moraes

Quem passou pela esquina da Avenida Castelo Branco com a João Corrêa, bem no Centro de Igrejinha, pôde perceber nesta semana que as intervenções na Unidade Sanitária já iniciaram. Anunciada no ano passado, a obra irá contemplar uma moderna estrutura de 590,65m² divididos em dois andares.
Vinicio Wallauer, secretário de Saúde do município, relembra a composição da nova estrutura. “Esse espaço vai abrigar a Estratégia de Saúde Familiar (ESF) do bairro Centro e um Centro de Especialidades Médicas, composto por seis consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de triagem, sala de curativos e suturas e uma farmácia, tudo para dar mais conforto a comunidade igrejinhense”, conta Wallauer. Desta forma, os serviços prestados poderão ser organizados de maneira que o administrativo funcione no atual prédio da SMS, na esquina da rua Santos Dumont com a Independência, e os atendimentos ficarão concentrados na edificação que será construída.
O valor estimado do prédio, conforme informado pelo prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, será de R$ 1.306.001,77, que é formado por emendas parlamentares e uma contrapartida do município.

Nome da nova unidade de saúde homenageará ex-prefeito do município

No sábado (17), ao anunciar o início da obra, Horlle aproveitou o momento para revelar que a nova Unidade Central será batizada com o nome de um ex-prefeito da cidade. “E nesse dia simbólico, em que nós lembramos o segundo ano de falecimento do nosso amigo Branco, aproveito para informar que este novo espaço vai ser denominado de Vladimir Volkart ex-prefeito e vereador”, revela.
Branco esteve à frente do executivo igrejinhense de 15 de novembro de 1991 até 31 de dezembro de 1992. Além disso, foi presidente da Câmara de Vereadores quando a Lei Orgânica do município foi promulgada.

Novo local e padronização

Desde segunda-feira (17), a unidade/vigilância sanitária está atendendo em novo endereço. O prédio que servirá de local provisório para demandas como de vacinação e atendimentos fica localizado na rua da República, nº 967 – ponto de referência: fundos do barracão evangélico/rua da rodoviária.
A UBS central é mais uma unidade que vai passar por uma reformulação em sua estrutura. Atualmente são seis obras finalizadas (Cohab, Vila Nova, Viaduto, 15 de novembro, Morada Verde e Figueira) e segundo a Prefeitura, até o final de 2022, serão oito unidades (contando com a unidade do bairro Moinho e do Centro) totalmente aptas e com condições adequadas de atender todas as demandas que uma Unidade Básica de Saúde deve ter em sua infraestrutura.