Mais de mil cães e gatos foram castrados de forma gratuita em Parobé

As políticas de cuidado e bem-estar animal em Parobé têm atenção diferenciada no governo do prefeito Diego Picucha. Um exemplo dessa política de governo é o programa de castração gratuita cirúrgica de cachorros e gatos. A iniciativa começou em setembro de 2020 e desde essa data, mais de mil animais foram esterilizados.

Segundo Cleber Roldão, agente de combate a endemias e coordenador do projeto, além da castração, a Prefeitura de Parobé, através da Secretaria de Meio ambiente, ainda promove outras ações como parte da política pública para promoção da saúde dos animais, como cuidados veterinários, ações educativas sobre a posse responsável de animais domésticos, feiras de adoção, entre muitos outros.

Controle de doenças

O prefeito Diego Picucha valoriza a iniciativa das castrações e destaca a importância do programa para garantir o controle de doenças como raiva, leptospirose e toxoplasmose. “Essa é uma questão de saúde pública e também de amor, cuidado e respeito com os animais”, sublinha o prefeito, destacando ainda que o programa também auxilia no combate do abandono de animais.

Como solicitar a castração

O programa de castração de cães e gatos é coordenado pelo Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal e a Vigilância em Saúde, como parte da política pública de proteção animal, sendo ofertado de forma completamente gratuita.
Para solicitar o procedimento para um cão ou gato, o tutor do animal deve procurar a Vigilância em Saúde, levar um documento e fazer um cadastro. Após isso, conforme a demanda, o cão ou gato será chamado para realizar a castração. Pessoas que resgatam animais e cuidam de cães comunitários também são beneficiados com o programa.

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Parobé atende na Rua Mário Mosmann, nº 100, Centro.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h sem fechar ao meio-dia. Dúvidas e outros esclarecimentos do programa podem ser obtidos no telefone (51) 3543 8476.