Mais de 24 mil doses da vacina da gripe são entregues aos municípios da região

Foto: Divulgação/PMCB

Região – A preocupação dos órgãos públicos com a saúde da população é constante, buscando prevenção em massa de doenças altamente transmissíveis. Vacinar a comunidade é uma das práticas mais eficazes no controle de disseminação dos vírus.

Em razão do aumento do número de casos de gripe e de óbitos registrados em todo o Rio Grande do Sul, o início da vacinação, que geralmente ocorre em abril, foi antecipado nos municípios gaúchos. Visando a prevenção da propagação da doença, causada pelo vírus influenza, o estado foi beneficiado pelo Governo Federal com mais de 480 mil doses da vacina imunizante. Destas, 24.860 foram enviadas às cidades de abrangência do Grupo Repercussão.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), síndromes gripais causadas pelo vírus influenza, quando levam a hospitalização, são chamados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Nas 10 primeiras semanas de 2023, ocorreram 17 registros de internações; já em 2024, foram 135 casos. O número de óbitos preocupa ainda mais: foram registradas duas mortes no estado durante o ano passado, enquanto, até o final do mês de março de 2024, sete óbitos já foram confirmados.

Para frear a disseminação da doença, a campanha de vacinação foi iniciada no dia 25 de março e segue até o final de maio. Durante este período, as ações contra a gripe serão intensificadas pelo Governo do Estado, a fim de conscientizar a população para a importância da imunização.

Grupos prioritários

Inicialmente, quase 5 milhões de habitantes do Estado serão beneficiados com o imunizante, de acordo com os grupos prioritários de vacinação. Enquadram-se nestes grupos: crianças de 6 meses a menores de seis anos; idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças armadas e de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários.

13 de abril será o “Dia D” vacinação

A campanha de vacinação ocorre entre os dias 25 de março e 31 de maio. Para fortalecer a iniciativa nos municípios, o “Dia D” imunização está agendado para 13 de abril em todas as cidades gaúchas.

Na ocasião, as Secretarias de Saúde organizam mutirões, disponibilizando o imunizante em diversas unidades básicas em cada município. Em algumas, ainda, serão promovidas atividades de mobilização para a comunidade local.

Confira, abaixo, quantas doses do imunizante cada município das áreas de cobertura do Grupo Repercussão recebeu:

Tabela: Grupo Repercussão

Por Mairan Pacheco