Mais 380 doses de vacina chegam a Taquara

Vacinação em profissionais da UTI Covid do Hospital Bom Jesus. Foto: Cris Vargas

Taquara – Dando sequência à vacinação COVID-19, no município, na terça-feira (26), 380 novas doses chegaram a Taquara, desta vez, do laboratório AztraZeneca/Oxford. Na semana passada, foram recebidas 439 doses da CoronaVac, totalizando 819 unidades. Até o momento, todas as primeiras doses do imunizante já foram administradas.

Para a vacinação da segunda remessa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está organizando as escalas das equipes de vacinadores. Não serão disponibilizadas doses da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as equipes irão até os locais das pessoas que integram os grupos prioritários e, à medida que os cronogramas forem organizados serão divulgados.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, a SMS segue, criteriosamente, as recomendações sobre a estratificação dos grupos prioritários dos trabalhadores de saúde. “Todos os profissionais da saúde serão vacinados. O ordenamento é definido devido ao quantitativo de vacinas enviadas para nós”, explica.

Conforme destaca a secretária, já estão vacinados cem por cento do primeiro grupo, que são os vacinadores volantes e os idosos das instituições de longa permanência (IPL’s), também a equipe de profissionais da UTI Covid do Hospital Bom Jesus e a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Profissionais de Unidades Clínicas Covid, como o Centro de Triagem Municipal Covid 19, também já receberam as primeiras doses. Os profissionais da Tenda Covid da Unimed, cuja relação de profissionais já foi solicitada pela equipe técnica, também entram nesta etapa.

“Agora iniciaremos a vacinação dos profissionais do pronto atendimento (PA 24 horas) onde devem ser vacinados 100% dos profissionais, também bombeiros militares que estão ligados à escala de ambulâncias da corporação que atendem pacientes quando chamados (apenas estes, os demais policiais somente serão vacinados no seu grupo). Depois recebem as doses os técnicos e enfermeiros e a equipe de higienização das Unidades Básicas de Saúde do Município. Os administrativos das UBSs bem como todo administrativo da SMS entram numa outra etapa”, explica Ana Maria.

Quem recebeu a primeira dose, receberá daqui algumas semanas a segunda dose das vacinas, sendo que se a pessoa recebeu a dose da CoronaVac a próxima dose também será do mesmo laboratório, assim como da AztraZeneca. “Lembramos que não há estudos comprovados que possam ser cruzadas estas duas formas de vacina”, relata a secretária.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS solicitou a todas a secretarias municipais de saúde do RS o levantamento de número de idosos acamados, relatório que deve ser enviado até o fim desta quarta-feira. Segundo Ana Maria, em Taquara, as 11 ILPIs, estão com todos os idosos e colaboradores vacinados, conforme previa a nota técnica.

“O RS recebeu mais 56 mil doses de CoronaVac que deverão ser distribuídas aos municípios, porém ainda não sabemos o número de doses e nem quando virão, mas estaremos divulgando, assim que formos comunicados”, salienta.