Investimento em oftalmologia em Riozinho busca zerar demanda

Com apenas cinco consultas por mês sendo disponibilizadas pelo Governo do Estado e com uma alta demanda por serviços de oftalmologia, a prefeitura de Riozinho precisou buscar novas alternativas para garantir que a comunidade não ficasse desassistida nessa especialidade. Recentemente, através de processo licitatório, uma clínica privada de Rolante foi contratada para realizar os atendimentos da população, aumentando a oferta mensal de consultas e possibilitando que a demanda reprimida da especialidade seja zerada até o fim de 2022.

O investimento foi possível após a prefeitura receber o pagamento de recurso atrasado da área da saúde referente a uma dívida da época em que o Governo do Estado era comandado por José Ivo Sartori. “Foram R$ 171 mil que recebemos dessa dívida. Desse valor, era obrigatório o investimento de 20% em média complexidade, então verificamos nossas maiores necessidades e fizemos a compra dessas consultas e exames”, explicou o secretário de Saúde, Ramão Corso.

Além da oftalmologia, a especialidade de endoscopia também foi priorizada com a contratação de mais exames junto ao Hospital de Rolante.

“Recurso muito importante”

Ao avaliar o investimento realizado através da verba recebida, Ramão exalta o atendimento que a população da cidade irá receber. “É um recurso importante. A gente sabe da necessidade da população em gastroenterologia e principalmente em oftalmologia, que tem muita demanda de troca de óculos, reavaliação, para as crianças também. É uma questão de dignidade para as pessoas e também do contribuinte vendo do seu imposto sendo investido”, salientou Ramão. Ainda em relação a oftalmologia, apenas cinco consultas mensais são disponibilizadas pelo Governo do Estado para o município de Riozinho. “Nunca passou de cinco mensais. Já havíamos feito um outro investimento comprando 15 consultas por mês, mas no mês passado, por exemplo, estávamos chamando o pessoal de novembro de 2021”, citou o secretário, reforçando que a expectativa é que ao final de 2022 a demanda reprimida, cerca de 90 pacientes, seja atendida de forma total.

Emendas permitirão investimento em transporte de pacientes

Além das movimentações na área de oftalmologia e endoscopia, outros investimentos estão no radar da prefeitura. “Estamos com duas emendas garantidas para o município e, assim que o recurso for disponibilizado, vamos efetuar a compra de uma van adaptada e de outro veículo menor”, informou Ramão. Conforme o ele, a prefeitura faz uma avaliação financeira para garantir novos investimentos. “Tivemos um aumento muito grande no custo de insumos pós pandemia e ano passado investimentos bastante para garantir a mão de obra de serviços. Agora vamos avaliar a questão financeira e verificar as n