Igrejinha vai ampliar cobertura com novos agentes comunitários de saúde

Aprovados no processo seletivo têm participado de cursos de qualificação até a data da prova Foto: Divulgação

Igrejinha – Os aprovados no edital do processo seletivo para atuarem como agentes comunitários de saúde, em Igrejinha, tem passado por cursos de qualificação básica. O objetivo é lapidar os 43 convocados, em uma carga horária de 40 horas, para aprimorar funções e conhecimentos técnicos que serão testados em uma última prova, no dia 21 de agosto.

 

Serão aprovados aqueles candidatos que obtiverem um aproveitamento de, no mínimo, 70%. “O curso com carga horária de 40h iniciou na segunda-feira, dia 7, e deve encerrar no dia 18 de agosto – três dias antes da prova. Após a avaliação e divulgação das notas da prova, serão chamadas imediatamente 12 vagas; os demais aprovados integrarão cadastro de reserva”, disse o secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer.

 

56 MICROÁREAS

Segundo Wallauer, o processo seletivo e o fato do município ter mais agentes para atuação, ampliará não só a cobertura, como tornará o serviço mais efetivo. “Com 100% de cobertura, poderemos ter ações mais efetivas, no atendimento à comunidade, principalmente às gestantes, crianças e idosos e, com isso, diminuir consideravelmente o agravo de doenças e, consequentemente, a necessidade de atendimento hospitalar”, frisa o secretário de Saúde de Igrejinha.

O município de Igrejinha está dividido em 56 microáreas geográficas e há um total de 44 áreas cobertas.
Os agentes são a linha de frente de atenção básica, porque atuam diretamente nos territórios, visitando as famílias e trabalhando sobretudo a prevenção. “Com esses novos agentes comunitários de Saúde, teremos 100% do município de Igrejinha com a cobertura de atendimento diariamente”, explica Wallauer à reportagem do Grupo Repercussão.

Dentro das considerações feitas por Wallauer, o prefeito Leandro Horlle também destaca o processo seletivo. “A contratação de novos agentes comunitários faz parte do projeto municipal para contemplar 100% das microáreas, com atendimento do Programa de Saúde de Família. Estamos na fase de treinamento dos candidatos, e após a conclusão será feita a etapa antes dos candidatos assumirem os cargos e iniciarem os trabalhos. Toda a cidade terá atendimento. Visamos a prevenção e diminuição de casos críticos de saúde”, explicou o prefeito Leandro Horlle.