Igrejinha reduz em 60% a média semanal de novos casos de dengue

Após registrar um grande número de casos de dengue, o trabalho de combate a doença, promovido pela Prefeitura de Igrejinha parece dar resultados. A média semanal de novos casos teve uma redução de 60% se comparado aos meses com maior incidência da doença, fevereiro e março.

Entre as principais ações promovidas pela prefeitura, estão o aumento da equipe de agentes de endemia, com a contratação de novos profissionais; a realização de mutirões quinzenais em diferentes bairros, com a atuação de várias secretarias para eliminar os focos do mosquito aedes aegypti; conscientização da população, com trabalho realizado também junto aos alunos da rede municipal de ensino; e aplicação do inseticida cielo, fornecido pelo Ministério da Saúde nas localidades com mais focos.

Conforme explica o secretário de Saúde, Vinicio Wallauer, o trabalho sempre foi realizado de forma intensa. “Quando surgiram os primeiros casos suspeitos, aumentou de três para dez o número de agentes de endemias que, junto com os agentes de saúde, atuaram nos principais locais com focos da doença. Eles realizaram um trabalho de visitas nas casas para eliminar os focos do mosquito”, explicou.

Outra ação idealizada foi a adaptação do centro de triagem da Covid para atender pacientes suspeitos de dengue. “Como os casos de covid estavam em queda, utilizamos o mesmo espaço para atender os pacientes com suspeita de dengue e não sobrecarregar as unidades de saúde e o hospital”, detalhou Vinicio.

Apesar da diminuição, trabalho seguirá intensificado

A colaboração da população também continua sendo fundamental para diminuir os casos de dengue. “A comunidade nos ajuda muito nesse combate eliminando os focos do mosquito. Afinal, para o poder público passar em 100% das residências é bastante complicado. Por isso essa ajuda das pessoas é muito importante nesse trabalho”, destacou o secretário.

O trabalho em parceria com a população e o resultado positivo das ações de combate a dengue implementadas pela Prefeitura de Igrejinha, que ocasionaram a redução dos casos, são pontos exaltados por Vinicio. Porém, o secretário adianta que o trabalho seguirá nos próximos meses para evitar novos casos e problemas maiores. “O nosso planejamento é manter o trabalho diário dos agentes assim como os mutirões para, assim, eliminar o máximo possível de criadouros de mosquito e evitar que no próximo verão tenhamos outro surto de dengue”, finalizou Wallauer.