Igrejinha recebe aval para construir CER e investimento ultrapassa os R$ 7 milhões

Registro da visita do Deputado Joel com o prefeito Leandro, em Brasília Foto: Divulgação

O ano de 2023 acabou com uma notícia de impacto para saúde igrejinhense e toda a região 6 de saúde. O Ministério da Saúde publicou, no dia 28 de dezembro, a portaria 2.773, que prevê a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Ao todo, serão investidos R$ 7,12 milhões para a construção do espaço, que deve atender pacientes que necessitam reabilitação física, auditiva e intelectual.

Conforme o secretário de saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer, o trabalho para a instalação do CER na cidade começou há cerca de 10 anos. “Solicitamos em 2014. Estamos batalhando desde então. Nós já tínhamos uma habilitação pelo Estado, mas faltava o recurso, porque é uma obra cara. Agora ,o município incluiu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) uma solicitação e foi contemplado com o valor para a construção”, conta o responsável pela pasta.

Wallauer ainda revela em que estágio está o processo para o início da obra. “Esse nosso CER está na fase de projeto. Então estamos fazendo alguns contatos ainda, para que a gente possa dar sequência. Neste momento, estamos encaminhando e elaboração de projeto”, explica Vinicio.
Em atividade, o espaço vai contar com uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais especialistas dentro das áreas de atuação do órgão, além de fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e entre outros.
Embora o valor tenha sido garantido através da portaria, ainda não há previsão de conclusão da obra.

Joel acompanhando

No dia 27 de novembro, o deputado estadual Joel Wilhelm (Progressistas) visitou o Ministério da Saúde, juntamente com o prefeito Leandro Horlle (Progressistas), para alinhar e definir os últimos ajustes do plano de trabalho, que se consolidou com a publicação da portaria. “É uma grande notícia de fim de ano. A nossa região está se tornando um polo de atendimento pelo SUS, em diversas especialidades. A conquista é regional. E as pessoas que mais precisam terão uma atenção especial. O prefeito Leandro Horlle e eu trabalhamos juntos para chegar a essa conquista”, comemora o deputado.

 

Comentário de quem está fazendo acontecer

“Estamos muito contentes com essa habilitação, porque é mais uma estrutura de saúde que vem se somar às já existentes na região, permitindo que possamos ser referência no Estado, em termos de qualidade de serviços de saúde oferecidos para a população contemplada”. Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha.

“Nós fomos habilitados para o repasse do recurso. Agora vamos trabalhar para efetivar a aprovação das documentações envolvendo escritura, projeto e demais processos burocráticos para começarmos a receber o valor para a construção do CER, que é repassado gradualmente”. Vinicio Wallauer, secretário de saúde.