Igrejinha promove campanha para incentivar uso de máscaras caseiras e evitar propagação do coronavírus

Voluntária confeccionando e fazendo uso da sua própria máscara Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – Inspirados pelo tema “Eu te protejo, você me protege”, a Prefeitura e o Hospital Bom Pastor de Igrejinha iniciaram recentemente uma campanha de conscientização em massa, para reforçar o pedido de que a população use máscaras ao sair de casa.
Contando com a ajuda de aproximadamente 50 voluntárias na confecção dos itens, a cidade está promovendo distribuição do acessório ao passo que as máscaras vão ficando prontas e pretende alcançar o máximo de pessoas possíveis. Luciane Salvador, terapeuta ocupacional do CAPS Volta por Cima Igrejinha, revela que nesta semana a previsão é de que mais uma remessa do item seja distribuída. “Na quinta-feira, a gente repassou em torno de umas 400/500 máscaras nas filas dos bancos. A nossa ideia é conseguir distribuir uma quantidade maior nessa semana”, disse. A campanha tem o apoio da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas, EMATER, CRAS, CREAS e Centro Espírita Nosso Lar.

Sobre a campanha

Joel Wilhelm, prefeito de Igrejinha
“O nosso objetivo é passar por esse momento o quanto antes e de uma forma segura, por isso a gente agradece a parceria de todos, que de uma forma ou de outra contribuem.”
Terezinha Tizato, voluntária
“Essa causa nada mais é que nos proteger desse vírus. Acredito que a gente fazendo um pouquinho de cada vez conseguimos responder por um grande resultado.”

 

 

Simone do Amaral, secretária de saúde de Igrejinha.

“Com o uso da máscara você constitui uma barreira física, não vai estar se protegendo, estará protegendo o outro, o que nesse momento é fundamental”

Fique por dentro

Uso foi recomendado pela OMS

Distribuição das máscaras | Foto: PMI

Com o intuito de alertar sobre a importância do uso da máscara para evitar a propagação do vírus, a Secretaria promoveu a distribuição do item durante a tarde de quinta-feira (09).  Antes questionada, a utilização do item passou a ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que desde o início deste mês está sugerindo o uso de máscaras caseiras devido a falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s), para os profissionais que estão atuando na linha de frente dos hospitais. Em entrevista coletiva realizada pela OMS, o diretor-executivo de emergências da instituição, afirmou que o uso do acessório “não é a solução ideal, mas deve ser considerada no contexto de uma estratégia abrangente de controle da doença”, disse.