Igrejinha: exemplo na manipulação de fitoterápicos

Responsável por atender cerca de 1000 pessoas por dia, há 20 anos a farmácia municipal de Igrejinha desenvolve um trabalho pioneiro de atendimento aos moradores da cidade no que diz respeito ao fornecimento de medicamentos. Essa particularidade se dá pelo fato de o órgão ser o único na área de manipulação totalmente SUS no estado do Rio Grande do Sul e exclusivamente financiado pelo município.
Atualmente, a farmácia fornece 274 medicamentos, onde mais de 80 são manipulados e destes, 46 possuem fórmulas fitoterápicas. De acordo com a técnica responsável pela dispensação dos remédios, Fabiana Briato Rasia, os três medicamentos mais distribuídos na farmácia através das prescrições médicas são: o composto vegetal antivarizes, o composto vegetal calmante e o gel de arnica e diclofenaco. Isabel Cristina Fortuna, assessora administrativa da farmácia esclarece que não há uma restrição que impeça o cidadão de ir até o local para retirar um medicamento, desde que ele tenha sido prescrito por um médico. “A Farmácia Municipal de Igrejinha atende todos os usuários do SUS moradores de Igrejinha, desde que estes tenham receita de prescritores da rede básica municipal.”
Conforme um levantamento realizado recentemente pela farmácia, em 2018, mais de um milhão de unidades fitoterápicas foram distribuídas. Em contrapartida, em 2019, só no período de 01/01/2019 a 15/08/2019, a farmácia municipal atendeu 16.279 cidadãos. Destes, 5.800 retiraram medicamentos manipulados, o que totalizou mais de um milhão de unidades de fitoterápicos entregues aos pacientes, ultrapassando a marca de todo o ano passado.

Mas afinal, o que são
remédios fitoterápicos?

A responsável técnica da manipulação, Rebeca Vargas Antunes Schunck, explica o que são medicamentos fitoterápicos. “São medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais, que tem muitas vantagens em relação aos tratamentos convencionais, pois tem menos efeitos adversos e são eficazes. Igrejinha possui uma farmácia de manipulação na Farmácia Municipal, o que confere a vantagem de manipulação dos fitoterápicos por um custo mais baixo”, relata.

Laboratório no local

Uma das vantagens da grande infraestrutura montada para abrigar a farmácia é que o laboratório de manipulação fica no mesmo prédio. Com um espaço amplo e estrutura adequada para a realização dos procedimentos de manipulação dos remédios, o espaço conta com um quadro de 11 funcionários.

 

 

 

Nota da redação: diferente do informado na página 17 da edição impressa de número 24, Rebeca disse “São medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais, que tem muitas vantagens em relação aos tratamentos convencionais, pois tem menos efeitos adversos e são eficazes. Igrejinha possui uma farmácia de manipulação na Farmácia Municipal, o que confere a vantagem de manipulação dos fitoterápicos por um custo mais baixo”. Além disso, Isabel Cristina Fortuna esclarece que “A Farmácia Municipal de Igrejinha atende todos os usuários do SUS moradores de Igrejinha, desde que estes tenham receita de prescritores da rede básica municipal” e não como foi informado.

 

Fotos: Lilian Moraes