Igrejinha aumenta oferta de exames de ecografia para usuários do SUS

No total, são 18 tipos de exames previstos no atual modelo de credenciamento Foto: Lilian Moraes

Um credenciamento aberto pela prefeitura através da Secretaria de Saúde vai possibilitar que Igrejinha forneça quase o triplo de ecografias para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Antes deste modelo, o município tinha um contrato para o fornecimento do serviço, que realizava 7.080 exames no ano. Com o formato atual, será possível atingir 17.940 exames no ano, sendo 1.495 por mês. No entanto, o secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer, deixa claro que esse indicativo é uma estimativa que está prevista no novo vínculo. “No credenciamento está prevista a oferta de 18 tipos de exame e todos eles têm um teto. Sendo assim, o município paga o que usar”, esclareceu Wallauer.

No momento, segundo revela o responsável pela pasta, duas empresas aderiram ao atual modelo de contratação do serviço e realizam os procedimentos, contudo, o credenciamento continua aberto e os requisitos para novas adesões podem ser consultados na secretaria.

Demanda maior no pós-pandemia

Vantagens pontuadas

Vinicio Wallauer pontua as vantagens de abrir um credenciamento. “Até o momento são duas empresas, mas o credenciamento dá a vantagem de poder distribuir esses exames, caso uma delas fique com a agenda cheia”, explicou. “Quando se tem apenas um fornecedor que presta esse serviço, demora mais para se fazer o exame e não é isso que queremos”, finalizou.
O secretário ainda explica que o fato do contrato anterior ser antigo, os valores estavam defasados, o que não atraía as empresas que realizam estes tipos de exames.