Idosos acamados, acima de 80 anos, começam a receber vacina contra covid em Taquara

Drive Thru ocorreu na segunda-feira e aplicou 531 doses. Foto: William Coelho

Taquara – Na tarde, da segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na Rua Coberta de Taquara, o 4º drive-thru para a vacinação de pessoas com a faixa etária de 80 a 85 anos. Foram aplicadas 531 doses do imunizante durante o evento. Nesta semana, as equipes de profissionais da SMS estão agendando e vacinando idosos deste grupo prioritário que estão acamados, a previsão é que cerca de 160 idosos acamados recebam a vacina nos próximos dias. A secretaria aguarda a chegada de novas remessas de vacinas para ampliar e continuar a aplicação de doses.

A secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, destaca que este foi o maior drive thru registrado, em Taquara, até o momento. “Antes de iniciar a vacinação, já tínhamos uma fila longa que se estendeu por toda a tarde. É muito importante reforçar que o município recebeu apenas 30% das doses que temos direito a este grupo, então se algum idoso nesta faixa etária ainda não tenha se vacinado, aguarde, pois assim que chegarem mais doses vamos entrar em contato. Idosos, cuidadores e familiares de idosos acamados podem ficar tranquilos que receberão as doses em casa”, observa.

Na linha de frente da vacinação no Município, o diretor técnico da SMS, Alex Alves Rodrigues, salientou. “Mais um dia de vacinação. Como é bom ver os sorrisos das pessoas e a esperança renovada em cada dose aplicada. Agradeço aos esforços de todos que estão sendo incansáveis nesta parceira. Aos vacinadores, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e à equipe de Segurança e Trânsito, a nossa gratidão”, menciona.

Até o momento, Taquara recebeu 3.068 dose e aplicou 2.510 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 764 vacinas destinadas para profissionais da linha de frente; 560 vacinas para profissionais de saúde, idosos e acompanhantes de idosos em lares; 678 idosos acamados com 85 anos ou mais, cuidadores e em modo drive-thru e 508 idosos com 80 a 85 anos em drive-thru.

A secretária Ana Maria faz um apelo à comunidade para que reforcem os cuidados. “Estamos num nível altíssimo de contaminação e apenas o distanciamento controlado, o isolamento é que vão reduzir a circulação do vírus. Tivemos um reforço de incremento de leitos de UTI, onde de 10 leitos passamos para 26 leitos de UTI junto ao HBJ, porém nesta segunda-feira, às 17h30, 25 leitos estavam ocupados, restando apenas um a ser ocupado. Este é o momento em que você ficando em casa, não aglomerando, vai estar contribuindo para que possamos reduzir a contaminação, a velocidade e a agressividade desta nova variante do coronavírus que está circulando”, afirma

Cadastro para profissionais liberais de saúde
Ainda está aberto o cadastro para profissionais liberais de saúde ou de estabelecimentos de saúde com atividade assistencial direta e presencial. A SMS informa que, mesmo sem vacinas para este grupo prioritário, no momento, os cadastros estão sendo efetuados através do e-mail: aalves@taquara.rs.gov.br ou pelo contato telefônico 51-997560442 (Alex). Assim que haver vacinas, a SMS entrará em contato com todos os profissionais cadastrados. Deve-se apresentar no ato da vacinação a habilitação profissional e o comprovante da relação de vínculo de trabalho (alvará, contrato de prestação de serviços ou carteira de trabalho).

Centro Covid Municipal
Quem estiver com sintomas gripais leves deve procurar o Centro Covid Municipal que fica na rua Bahia, 600, no bairro Santa Teresinha, nos fundos do Ginásio Municipal Tancredo Neves. O atendimento ocorre de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h, e o telefone é 3541-4964. À noite, estes pacientes devem se dirigir ao Hospital Bom Jesus, bem como, quem estiver com sintomas gripais mais robustos, como falta de ar e baixa saturação, também deve ir direto ao hospital.