Hospital São Francisco e a relação com Parobé

O Hospital São Francisco de Assis, desde sua criação, tem uma importância muito grande para a comunidade de Parobé. Grande parte da população da cidade e empresas locais contribuíram para a criação e construção da casa de saúde.

A criação da Sociedade Beneficente de Parobé, mantenedora do Hospital São Francisco de Assis, em 1982, mobilizou a cidade para a construção da instituição. Depois de ampla movimentação, deu-se início às obras em dezembro de 1985, que seguiram de forma ininterrupta até 1993, quando o hospital foi definitivamente inaugurado. Em setembro de 93, foi possível dar início ao atendimento na área de internação, obstetrícia, traumatologia, fisioterapia, ecografia, entre outros. O hospital dispunha de 50 leitos equipados, bem como áreas de apoio: cozinha e lavanderia.

Atualmente, o a casa de saúde conta com 137 leitos, sendo 10 deles de Unidade de Tratamento Intensivo. 517 colaboradores atuam no acolhimento e prestação de serviços para os pacientes.

Números mostram relevância do hospital para a cidade de Parobé

O levantamento do número de atendimentos realizados pelo Hospital São Francisco de Assis no ano de 2023 mostra como a presença da casa de saúde em Parobé é fundamental. Somente no Pronto Atendimento, mais de 59 mil pessoas da cidade foram atendidas no ano passado. Somam-se a esse quantitativo, outros 10 mil atendimentos de pessoas de outros municípios. 1320 nascimentos foram realizados no hospital em 2023, que também contabilizou mais de 2,4 mil internações. O bloco cirúrgico realizou, além dos nascimentos, outros 4393 procedimentos e o total de exames supera os 72 mil, entre raio-x, tomografias, ecografias e eletrocardiogramas.

Números de exames e internações também refletem importância

Outros dados sobre os atendimentos e procedimentos prestados pelo Hospital São Francisco de Assis também mostram como a presença da casa de saúde na cidade é fundamental. Somente em exames laboratoriais, foram mais de 109 mil coletas, sendo que mais de 107 mil foram através do SUS. Em relação às internações, foram mais de 2,4 mil pacientes atendidos em 2023, sendo mais de 2,2 mil somente via rede pública. Mais de 8 mil pessoas procuraram o Hospital São Francisco de Assis para a realização de curativos.