Hospital São Francisco de Assis viabiliza encontro de grupo de amputados em Parobé

O primeiro encontro realizado em 2017, na prsença do cirurgião vascular Reginaldo Quintana e do convidado especial Elias Foto: Renata G. Eidelwein

Há dois anos, o Centro Especializado em Lesões de Pele do Hospital São Francisco de Assis (CELP), promove encontros do Grupo de Amputados, que visa contribuir para a saúde mental e física dos frequentadores, com o intuito de colaborar para a reabilitação e possibilitar a inserção social dos amputados.
De acordo com a psicóloga que acompanha o grupo, Dayse Nunes, a ideia surgiu através do CELP: “No Centro de Lesões de Pele a gente atende pacientes com problemas vasculares e diabéticos, todos tem uma lesão devido a essas intercorrências e a gente batalha muito para que essa lesão seja curada, mas, infelizmente, as vezes não é possível né, e daí veio a questão de estar se fazendo a amputação… e o que a gente ia fazer com esses pacientes amputados? A gente precisava prestar uma reabilitação para eles, contribuir para a ajuda mental e física dele e aí, além de fazer uma avaliação aqui dentro do hospital, a gente dá continuidade no grupo”, comenta.
O primeiro encontro aconteceu em setembro de 2017 e desde então, o projeto trabalha diversos temas em um formato de bate-papo com profissionais como, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, além de pacientes que já tenham experiências para ser compartilhadas.

Inscrições para participar são gratuitas

Além disso, Dayse esclarece que as experiências dos pacientes são mais absorvidas pelos outros pacientes do que o que é repassado pelos profissionais de saúde: “Estudos comprovam que a informação que o profissional dá, não é tão absorvida quanto a que o próprio paciente está passando. Então a ideia do grupo é acolher e fazer eles se sentirem cada vez mais seguros”, afirma. As inscrições podem ser feitas através do 3543.5515, de forma gratuita.

Psicóloga comenta sobre o atendimento realizado