Hospital de Taquara vai absorver pacientes oncológicos de 13 municípios da região

Centro de Oncologia da Oncoprev no Hospital Bom Jesus Foto: Felipe Laux

Região – Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) nesta quarta-feira, 6, anunciou mudanças no atendimento oncológico para usuários do SUS aos moradores do Vale do Sinos e Encosta da Serra.

 

Com o descredenciamento pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Regina, de Novo Hamburgo, deixa de atender toda a demanda reprimida de cinco municípios (Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Novo Hamburgo). Ao todo, a partir de maio, serão 943 pacientes passam a ser atendidos no Centro de Oncologia Oncoprev, em Taquara, e que funciona junto ao Hospital Bom Jesus (hbj).
Para o diretor-técnico da Oncoprev, Dr. Henrique Träsel, existe capacidade disponível e apta para absorver esses atendimentos. “Temos uma estrutura para suprir essa demanda. O Hospital Bom Jesus foi todo reformado. Contamos com cinco oncologistas para atender toda a demanda SUS em oncologia clínica. Ainda contamos com mastologista, hematologista e cirurgiões toráxicos. Por semana, são realizadas cerca de 30 cirurgias oncológicas na estrutura do HBJ”, detalha Dr. Henrique. A direção do Centro de Oncologia Oncoprev explicou que esses 943 pacientes terão garantida a continuidade do tratamento medicamentoso. Mesmo com a vinda de novos pacientes existe estrutura e espaço para o acolhimento.

Secretaria de Saúde se manifesta sobre o tema

A Secretaria Estadual de Saúde explicou que a mudança ocorre em função da manifestação do Hospital Regina da descontinuidade da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde. “Será transferida toda a população dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Ivoti, Estância Velha e Dois Irmãos que antes eram referenciados para o serviço de Novo Hamburgo.

Em dezembro de 2021, já foram transferidos os novos pacientes dos municípios de Campo Bom, Ivoti, Estância Velha e Dois Irmãos. Em março, iniciou a transferência dos pacientes residentes desses quatro municípios e já em tratamento no serviço de Novo Hamburgo e, em abril, iniciou a transferência dos pacientes novos e em tratamento, residentes em Novo Hamburgo. Cerca de mil pacientes já em tratamento e uma estimativa de 1.300 casos novos de oncologia (novos pacientes que são atendidos ao longo do ano, de acordo com a demanda)”, destaca a Secretaria, em nota enviada ao Grupo Repercussão.

Ao todo, serão 13 municípios referenciados junto ao HBJ na área oncológica. Questionada sobre repasse de recursos, a Secretaria Estadual de Saúde explicou que o Estado não repassa nenhum recurso diretamente ao Hospital Regina, e que a Prefeitura de Novo Hamburgo possui gestão dos serviços hospitalares e que é responsável pela contratualização.

OS MUNICÍPIOS ATENDIDOS

Campo Bom
Dois Irmãos
Estância Velha
Ivoti
Novo Hamburgo
Taquara
Parobé
Igrejinha
São Francisco de Paula
Rolante
Riozinho
Três Coroas
Cambará do Sul