Hospital de Taquara completa três meses de retomada das atividades

Foto: Arquivo JR.

Taquara – O Hospital Bom Jesus, de Taquara, está completando, nesta quinta-feira (16), três meses de reabertura. Neste período, 271 pacientes ficaram internados na instituição e 3.800 atendimentos ambulatoriais foram realizados. O HBJ retomou as atividades em 16 de abril, após a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) assumir a gestão do local, priorizando a reativação do espaço para reforçar o combate ao coronavírus na região.

Em 90 dias de operação, foram reativados dez leitos de UTI (sendo dois para isolamento) e instalados 20 leitos de internação clínica e outros dez para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, em uma enfermaria totalmente separada. O hospital montou também um hospital de campanha para atender pacientes com sintomas gripais.

O bloco cirúrgico foi reaberto, após passar por algumas adequações físicas, com troca de piso, que se encontrava deteriorado e com problemas de umidade. E setor de emergência passou por melhorias, com ampliação da recepção do local.

“Também colocamos em funcionamento o setor de oncologia, já que os atendimentos aos pacientes estavam interrompidos desde 10 de março, data do fechamento do hospital”, relembra o presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin. Ele cita ainda dos serviços de mamografia que entraram em operação, realizando 272 exames entre o dia 1º de junho e 15 de julho. “Além disso, foram feitos 1.384 exames de raio-X desde 16 de abril”, acrescenta Dal’Molin.

Outra novidade foi a inauguração das áreas de dependência química e de saúde mental, no mês passado. Foram abertas 15 vagas masculinas e haverá reformas mais amplas para adequar as vagas femininas. Os procedimentos de endoscopia e os exames de colonoscopia também foram retomados neste período, além do plantão pediátrico, que passou a ser disponibilizado no setor de emergência.