Hospital de Rolante passa a oferecer sessões de fisioterapia em fins de semana

Foto: Edna Cardoso/Prefeitura de Rolante

Rolante – A fisioterapia atua diretamente na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. Pensando na importância do atendimento dos fisioterapeutas para os pacientes internados na Fundação Hospitalar de Rolante, principalmente os que apresentam problemas respiratórios, seja em decorrência da COVID ou ocasionados pela própria idade, no caso dos idosos, no mês de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde de Rolante passou a disponibilizar atendimento de fisioterapia inclusive aos finais de semana. Anteriormente o atendimento era feito de segunda à sexta.

Internada há oito dias, Therezinha Rodrigues, 83, recebe atendimento diariamente no hospital. “A fisioterapia é excelente para a mãe. Ela fazia fisioterapia em casa também, mas com a Covid ela acabou ficando dois meses sem atendimento. Notei que ela retrocedeu neste período”, comenta a filha de Therezinha, Lizabete Oliveira.

Segundo a fisioterapeuta Jênifer Cemim, nos pacientes com problemas respiratórios os resultados positivos da fisioterapia podem ser identificados desde as primeiras sessões. “O sucesso da fisioterapia é um conjunto de esforços, tanto do profissional quanto do paciente. Costumo dizer a eles: é 50% de cada um para que eles melhorem e tenham mais qualidade de vida”, comenta Jênifer.

Os quatro fisioterapeutas contratados pela Secretaria Municipal de Saúde atendem, mensalmente, mais de 1000 pacientes. Destes, 148 são acamados e recebem atendimento a domicílio, 856 são atendidos na Unidade Básica de Saúde Rudi Voltz (centro) e na FHR o número varia, conforme as internações.

“Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para proporcionar o melhor atendimento à comunidade. Como o prefeito Pedro sempre diz, a saúde da população é prioridade”, comenta o secretário municipal de Saúde Ricardo Gonçalves.