Hospital de Parobé oferece visitas virtuais para pacientes da UTI covid

Desde o início do projeto já foram realizadas 18 visitas virtuais Foto: HSFA/Divulgação

Uma tela de celular, muita emoção e a saudade amenizada através de alguns minutos de conversa. É assim que, desde o início de outubro, pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19 do Hospital São Francisco de Assis – HSFA, de Parobé, estão recebendo o amor de suas famílias enquanto precisam ficar isolados.
No intuito de humanizar o atendimento, a instituição parobeense que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os municípios da região macrometropolitana, está realizando visitas virtuais para os pacientes internados na UTI.
A ação é conduzida pelo serviço de psicologia, enfermagem e serviço de informações do hospital, com participação de toda equipe médica da UTI.
Segundo a casa de saúde, para realizar a visita virtual, os familiares responsáveis pela internação do paciente são questionados sobre o interesse de participar do projeto por meio de uma ligação.
Quando há uma resposta positiva, a chamada de vídeo é agendada e o serviço de psicologia do hospital realiza um acolhimento prévio, com o objetivo de preparar os familiares para a visita virtual. Após este momento, a ligação acontece de dentro da unidade de terapia intensiva.

“Agradeço a toda equipe envolvida pelo trabalho realizado com
muito amor”, diz enfermeira

De acordo com a enfermeira Clarissa Possmoser, gerente assistencial do hospital São Francisco de Assis, o objetivo da atividade é justamente humanizar o cuidado prestado ao paciente e aliviar o distanciamento familiar imposto pela doença. Desde o início do projeto, já foram realizadas 18 visitas “todas carregadas de muita emoção e gratidão ao momento oportunizado”, como afirma Clarissa.

Experiência vivenciada

Miriam e Eliezer