Hospital de Parobé negocia contrato com o Estado

Foto: Renata H. Ghiggi/Relações Públicas

Por Renata H. Ghiggi/Relações Públicas

Na tarde da quarta-feira (23) a direção do HSFA, representada pelo diretor João Schmitt e pela gerente administrativa Iriana Lago, esteve na Secretaria Estadual de Saúde reunidos com as responsáveis pela 1a Coordenadoria Regional de Saúde, delegada Ane Beatriz Nantal e adjunta Eloísa Santos.

A pauta do encontro foi a negociação do novo contrato da casa de saúde parobeense com o Estado. A reformulação do contrato é uma ação do Programa Assistir na Saúde, programa de incentivos hospitalares criado pelo Governo do Estado para redistribuir, com mais justiça e transparência, incentivos aos hospitais que prestam serviços pelo Serviço Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul.

Incentivos hospitalares são recursos que o Estado repassa aos hospitais como suplemento às verbas federais, para o fomento de ações e serviços de saúde realizados no âmbito do SUS.

Conforme o Estado, não havia critérios claros e objetivos para a distribuição dos recursos aos hospitais. Enquanto alguns recebiam muito e entregavam pouco em forma de serviço à população, outros recebiam pouco e entregavam mais.

O HSFA é um grande prestador de serviços do Estado, referência em diversos serviços para uma região com mais de 2 milhões de habitantes, incluindo obstetrícia, cirurgias, consultas especializadas e exames de imagem.