Hospital de Parobé detalha número de atendimentos realizados em 2020

Em 2020, foram contabilizados quase 61 mil atendimentos no hospital de Parobé Foto: Lilian Moraes

Números disponibilizados pelo Hospital São Francisco de Assis – HSFA, de Parobé, ao Grupo Repercussão escancaram a realidade de atendimentos realizados pela casa de saúde em 2020 e colocam em evidência o quão importante os serviços prestados pela casa de saúde são, não só para Parobé, como para uma região que abrange outros 32 municípios.
Isso porque, no ano passado, apenas no pronto atendimento do hospital, foram registrados 60.931 atendimentos. Comparado ao número de habitantes do município – 58.858, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) – é como se o HSFA tivesse atendido toda a população de Parobé e parte da população de Riozinho.
Com relação as especialidades oferecidas pelo hospital, os serviços que mais realizaram atendimentos em 2020 foram: traumatologia, vascular e urologia, com 4757, 2283 e 1576, respectivamente. O que, de acordo com o hospital, seria em uma realidade sem pandemia. “Com certeza seriam maiores, pois por um período houve suspensão de atendimentos eletivos por determinação do Estado, o que impactou nas consultas, cirurgias e internações”, informa o hospital, através da sua assessoria de imprensa.

Estrutura qualificada e pretensões

Espaço inaugurado em outubro | Foto: Divulgação/HSFA

Casa de saúde é referência no atendimento de pacientes diagnosticados com a covid-19

Para a região do Vale do Paranhana, o hospital de Parobé é uma das instituições consideradas referência no atendimento da covid-19. Atualmente, a instituição conta com 22 leitos de UTI e 20 leitos clínicos de retaguarda. Questionada sobre os motivos pelos quais a direção acredita que recebeu essa confiança do Estado com relação a essa estrutura montada, a instituição afirma que “a direção tem uma gestão muito transparente, investe muito em serviços e na qualificação do atendimento, além de ter um bom relacionamento com os gestores estadual e municipal. Além disso, tem investido em estrutura e ficado sempre à disposição do Estado para absorver demandas dentro do possível, já que é contratualizado (100% SUS)”.

Secretária avalia importância do HSFA

Secretária Ana Elisa de Lima

A responsável pela secretaria de Saúde de Parobé, Ana Elisa de Lima, destaca que o Hospital São Francisco de Assis é de suma importância para a cidade e enfatiza que a casa de saúde e o município possuem uma ótima relação. “O nosso PA está dentro do hospital de Parobé. Claro que a gente tem gerência, mas é a instituição que o conduz dentro da casa de saúde. Temos um diálogo muito bom, quase que diariamente conversamos sobre os atendimentos em saúde”, conta.
Ana Elisa ainda pontua que o município reconhece as melhorias recentemente executadas na estrutura, o esforço da casa de saúde para terminar a obra da UTI e revela que a Administração está empenhada em captar recursos para finalizar a intervenção. “Entendemos que o acabamento da UTI e bloco cirúrgico será um importante passo para qualificar ainda mais a estrutura do hospital”, finaliza.