Hospital de Igrejinha utiliza imagens para comunicação com os pacientes

Foto: Renata Helena Ghiggi Eidelwein

Por Renata Helena Ghiggi Eidelwein

Com a pandemia Covid-19 aumentou o número de pacientes que durante a  internação hospitalar fazem uso de ventilação mecânica ou outros procedimentos que limitam ou impedem a comunicação verbal.
O Hospital Bom Pastor – HBP, de Igrejinha, adotou o uso de pranchas de comunicação, auxiliando estes pacientes a expressarem suas necessidades. Desta forma os profissionais de saúde podem oferecer maior conforto e bem-estar ao paciente neste momento crítico.
Conforme a psicóloga da UTI COVID Márcia Josefiaki, estima-se que ao ser acolhido em condições de expressar seus desejos e anseios, o paciente terá mais chances de resgatar sua saúde.

Além do uso com os pacientes em ventilação, a técnica pode ser empregada com pessoas com alguma outra dificuldade de comunicação ou que não falem português.
O isso da prancha é simples. Elas mostram o alfabeto, as partes do corpo, escala de dor e com desenhos reproduzem sentimentos e sensações Assim, se o paciente, por exemplo, estiver com frio, pode apontar para a palavra/desenho “frio” na prancha. Além disso os profissionais estabelecem uma comunicação por gestos, como olhar para cima, piscar, movimentar levemente alguma parte do
corpo para dizer ‘sim’.