“Hoje, só faz teste para coronavírus quem apresentar sintomas graves” diz secretário de Saúde de Taquara

Taquara – O secretário de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, alertou para uma mudança nos protocolos com relação a quem pode fazer o teste para comprovação de contágio pelo coronavírus no Município. “Antes, faziam testes pessoas que vinham de viagem internacional ou pessoas que apresentassem sintomas e tivessem tido contato com quem veio do exterior. De ontem para hoje isso mudou”, explica. Agora, só fazem testes as pessoas que apresentarem sintomas graves respiratórios e em escala hospitalar, sendo necessária uma solicitação médica. A nova regra foi estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A expectativa, conforme Petry, é que nos próximos dias cheguem os chamados “testes rápidos”. “Serão 50 milhões distribuídos em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Com eles, a resposta se dá dentro de alguns minutos. Quando chegarem, passaremos a fazer testes em massa. Por hora, seguimos o protocolo”, pontua.

A orientação da Secretaria de Saúde para a comunidade é de que em casos de sintomas leves, como resfriado, febre ou tosse, o paciente procure a Unidade Básica de Saúde de seu bairro. Para sintomas mais graves, a recomendação é consultar no centro de apoio, criado exclusivamente para casos de coronavírus, ou no Posto 24 horas.