Guia Saúde e Beleza: Secretarias de Rolante unidas para melhor atender alunos com diagnóstico ou sintomas de autismo

Profissionais adquirindo conhecimento para ajudar as crianças e suas famílias (Foto: Júnior Ribeiro)

Rolante – Ao perceber que muitos alunos estavam apresentando sinais e sintomas de autismo, que é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos), a prefeitura de Rolante decidiu buscar por conhecimento e capacitar profissionais.

No último dia 13, na Câmara de Vereadores, ocorreu um primeiro momento para capacitação de determinados profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social. O grupo, formado por diretores e psicopedagogas das escolas das três redes de ensino, visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, acompanhou os profissionais do projeto “Te Acolhe”, de Igrejinha. Nos turnos manhã e tarde, eles aprenderam sobre o autismo e como acolher as crianças e suas famílias.

O neurologista pediátrico João Ricardo Hass Massena conversou por mais de três horas com o grupo. “É importante e cada vez mais a sociedade fala sobre o autismo, a importância de reconhecer e fazer o diagnóstico precoce. Ele é um transtorno do neurodesenvolvimento e precisa de uma série de cuidados, desde a assistência social até um trabalho pedagógico nas escolas, e também de intervenções na parte da saúde, com diferentes profissionais”.

O neurologista pediátrico explica que o autismo é único em cada criança. “Não é uma doença, é um transtorno que tem uma série de características comportamentais, e que se caracteriza com prejuízo na comunicação, na interação social, alguns comportamentos repetitivos. É importante reconhecer e prevenir precocemente e oferecer os cuidados que precisam”, alertou.

Ajuda para as crianças e suas famílias

A assistente social e coordenadora do Caps, Cléris Cambruzzi, reconhece a importância do momento de capacitação e do quanto isso vai ajudar a equipe, assim como as crianças e suas famílias. “Vejo de extrema importância a vinda do pessoal para nos auxiliar quanto o saber mais do autismo. No Caps, recebemos muitos pacientes sem diagnósticos, alguns já diagnosticados, mas os pais sem saber como lidar”.
Cléris agradece pelo dia de informações. “Esse momento acrescenta na vida de cada um sobre o que é o autismo, o que isso traz para a família toda, as dificuldades, assim como questões dos diferentes transtornos, que as vezes é leve e em outras vezes pode ser maior”.
Apoiar a família também tem sido prioridade para os profissionais de todas as redes.

Ampliar ações

Secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves (Foto: Melissa Costa)

O secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves, conta que o próximo passo é expandir o conhecimento a mais profissionais das redes de Saúde, Educação e Assistência Social. “Nos próximos dias, teremos formação com médicos das UBS’s, enfermeiros. A ideia é também capacitar os agentes de saúde. Queremos atuar no atendimento às crianças e na acolhida também às famílias”, disse.

“Saúde é prioridade”, garante Rippel

Prefeito Pedro Rippel cita investimentos na área (Foto: Márcia Ilgenfritz)

O prefeito Pedro Rippel afirma que a gestão tem a saúde pública como prioridade de Rolante. “Temos por meta, desde o início da gestão, considerar a saúde como prioridade. Então, a gente faz todos os investimentos possíveis para procurar melhorar o atendimento das pessoas. Nos postos de saúde, criando alternativas para a comunidade, terminando com as filas, agilizando exames e consultas. Também, temos um pessoal que buscar agilizar as consultas e exames da alta complexidade, que temos como referência Porto Alegre e Canoas”, destacou o chefe do Executivo.

Rippel valoriza, ainda, os investimentos para melhorar a estrutura física das unidades de saúde. “Investimos em espaços físicos das UBS’s, pois além do atendimento, também damos atenção a parte de estrutura. Temos, também, um importante convênio com o hospital. Ele é parte da nossa saúde e procurar fazer sempre o melhor por ele também”.

Saúde do Trabalhador em UBS’s

Trabalhadores também podem retirar medicamentos no horário especial (Foto: Melissa Costa)

Pensando em conciliar a saúde e bem-estar do trabalhador e o andamento das empresas, a prefeitura de Rolante aderiu ao programa Saúde do Trabalhador. Nas quartas-feiras, nas unidades de saúde das localidades de Rio Branco e Alto Rolantinho, as duas maiores do município, ocorre o atendimento das 17h às 20 horas. “Agora, ajustamos o horário para o período de inverno. Antes, era das 18h às 21h”, comentou o secretário de Saúde.

No horário especial da Saúde do Trabalhador, ocorrem atendimentos de clínico geral, psicólogo, nutricionista, enfermagem e dentista, além da retirada de medicação. “São profissionais que estão disponíveis para atender a população que trabalha no comércio e indústrias. Neste horário também podem ser atendidos outros pacientes com urgência, não ficam sem, mas a prioridade é o trabalhador”, explicou o secretário.

O programa foi implantado no ano passado e a avaliação é positiva por parte da Secretaria de Saúde. “Vem dando super certo, as pessoas aderiram muito, valorizam esse momento. Elas não precisam faltar no serviço e o empregador também não precisa liberar o funcionário no horário diurno. Estamos em um período de retomada e sabemos o quanto isso é importante para o empresário e também para o trabalhador”, concluiu.

Atendimento de urgência e preventivo em saúde
bucal de Rolante é referência para toda a região

Município conseguiu zerar a fila de espera pelo atendimento odontológico (Foto: Melissa Costa)

Outro tema que recebe atenção especial e tem se tornado referência para toda a região é a saúde bucal. Em meados de 2005, por exemplo, na primeira gestão de Pedro Rippel, haviam cerca de 4 mil pessoas esperando por consulta e avaliação odontológica. Hoje, após investimentos em equipes e agilidade em consultas, a fila está zerada. “Naquela época, com a ajuda dos agentes de saúde, selecionamos os pacientes que tinham maior prioridade e, assim, fomos atendendo até que hoje essa fila estivesse zerada”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves.

O coordenador de saúde bucal, Francisco Silva, explica que os pacientes são atendidos nas unidades básicas de saúde, desde a prevenção até casos de urgência e emergência. “O paciente chegando com dor, ele é atendido na unidade. Temos esse trabalho de segunda a sexta-feira e podemos dizer que hoje, 100% da população tem acesso a saúde bucal”, conta ele, que atua há muitos anos no município.

A rede municipal realiza quase todos os atendimentos e procedimentos. Quando não é possível, em casos de cirurgia mais complexa, ocorre encaminhamento a Igrejinha.

Prevenção nas escolas

A prefeitura reiniciou neste ano, com um ônibus totalmente reformado e equipado, o atendimento móvel nas escolas da rede municipal e, pela primeira vez, contemplando também a rede estadual. “Importante ressaltar que focamos muito na parte da prevenção. Estamos em andamento com os atendimentos da unidade móvel. Mais para frente, também vamos começar a atender as famílias nela. O ônibus é algo muito bom, o dentista faz triagem e, caso o paciente precise de mais atendimento, migramos ele para o posto” conta o coordenador da saúde bucal. Com o ônibus, é possível trabalhar a prevenção com orientações e, também, resolver situações com maior antecedência.

Idosos e gestantes têm atendimento especial

Além do atendimento de prevenção com os estudantes e de forma geral, a prevenção também tem dois atendimentos especiais direcionados aos idosos e gestantes. Para a terceira idade, a Secretaria de Saúde desenvolve o projeto Rede Bem Cuidar. O coordenador Francisco explica que para este público, o serviço direcionado iniciou recentemente. “Muitos nessa idade já têm próteses, mas orientamos sobre a correta higiene, assim como focamos em melhorar a dentição”, comentou ele. Francisco conta que há pouco tempo, por exemplo, dedicou dois dias para atendimento somente de idosos. O secretário de Saúde pontuou que esse projeto também visa o bem-estar dos idosos. “As pessoas se sentem valorizadas e isso faz todo diferencial. O dentista dar atenção, levantar questionamentos, isso mostra que ele está preocupado com bem-estar da saúde bucal deles”.

A Secretaria de Saúde também desenvolve o pré-natal odontológico. A cada três meses, a gestante passa por consulta. “A gestante precisa triplicar a escovação, pois ela passa a comer mais, normalmente passa a ingerir mais açúcar e isso é mais propício a cárie. Também, queremos incluir nesse atendimento preventivo o pai; tudo pensando no bem-estar e saúde de todos da família”, explicou Francisco.

A rede municipal de Rolante conta com quatro dentistas que agendam cerca de 60 consultas diárias.