Grupos de convivência em Igrejinha: Proporcionando convivências e criando laços

Um lugar para promover a socialização entre as pessoas, fazer amizades, manter hábitos saudáveis, se divertir e refletir, essa é atmosfera dos grupos de convivência criados pela Secretária de Saúde de Igrejinha, que são vinculados às unidades de saúde da cidade e coordenados pelos agentes comunitários.
Atualmente, as unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Vila Nova, Armando Petry, Moinho, Pedro Ivan, Viaduto e Serra Grande, contam que um grupo de convivência, onde são desenvolvidas as mais diversas atividades como: grupos de artesanato, horta comunitária, grupo de caminhada, grupos de yoga, enfrentamento a depressão e atividades físicas. De acordo com a secretária de saúde Simone Amaral, cada unidade trabalha com uma atividade específica e, além disso, a secretária também salienta a importância desses grupos “a existência deles é um diferencial no cuidado com as pessoas”, comenta.
De acordo com a secretaria de saúde, os grupos têm por objetivo proporcionar aos participantes momentos de integração e convívio, visando a melhora na qualidade de vida das dezenas de mulheres, moradoras dos bairros, que participam dos encontros promovidos toda a semana.
A secretaria ainda destaca que o público alvo dos grupos são pacientes da rede municipal de saúde e que as iniciativas dos agentes comunitários fazem com a população se aproxime da sua unidade de saúde, o que melhora o vínculo e a confiança. “A política de saúde precisa ter este olhar atento ao que hoje já se constitui uma doença, a solidão”, finaliza.

Foto: Divulgação