Governo julga recursos de prefeitos e Paranhana se mantém em bandeira vermelha

Região – A décima rodada do modelo de distanciamento controlado definiu que a região está sob alto risco de propagação do coronavírus. Apesar dos recursos apresentados pelos prefeitos, o Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu manter a região de Taquara sob bandeira vermelha. As restrições começam a valer nesta terça-feira, 14. 

Os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores à apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja. Apenas Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula – que integra a região de Taquara – se enquadram neste critério. 

A classificação foi anunciada na tarde desta segunda-feira (13) pelo governador Eduardo Leite. Conforme o governador, foram recebidos 63 recursos de municípios e associações. Com o novo mapa, e estado fica com 10 regiões em bandeira vermelha, o que representa 286 municípios. Destes, 149 podem adotar os protocolos da bandeira laranja.

Bandeira vermelha e a trava de segurança
Caso a classificação de bandeira vermelha volte a se repetir na próxima semana, serão pelo menos outros 14 dias sob a mesma classificação. Isso porque o modelo de distanciamento controlado estabelece uma “trava de segurança”, que só permite a regressão de bandeiras caso os indicadores de diminuição se verifiquem por duas semanas consecutivas.