Gestantes já podem realizar partos em Rolante após prefeitura viabilizar serviços no hospital

Foto: Lucas Zomer/Divulgação

A área da saúde tem recebido uma atenção especial do prefeito Pedro Rippel e sua equipe desde que assumiram a gestão na Prefeitura de Rolante em janeiro de 2021. Descentralização da farmácia municipal, aporte de recursos ao hospital foram algumas das medidas adotadas para melhorar a qualidade de vida da população que agora terá novos benefícios: crianças poderão voltar a nascer em Rolante. A iniciativa estava entre as promessas de campanha de Rippel e, com o aporte de recursos e reorganização do fluxo de trabalho, a realização de partos no hospital da cidade passa a ser realidade. “Era um desejo muito grande da nossa comunidade e conhecendo o bloco cirúrgico do hospital a gente sabia que era possível implementar isso que também era um compromisso que constava no nosso plano de governo”, salienta Rippel.

Para viabilizar a realização dos partos no hospital, a prefeitura fez um repasse extra de recursos à casa de saúde e contratou uma pediatra. Com isso, partos que não necessitem de uma estrutura mais complexa, como UTI Neonatal, já podem ser realizados em Rolante. “Periodicamente, isso vai acontecendo conforme a demanda e o agendamento”, explica o prefeito.

Previsão de 10 partos por mês

A Prefeitura informa que a previsão inicial é que até 10 partos sejam realizados a cada mês no hospital. “Esses partos normais que podem ser agendados para o hospital nós vamos procurar fazer o máximo possível e aumentar essa quantidade de forma gradativa”, explica o prefeito. O secretário Municipal de Saúde, Ricardo Gonçalves, também valoriza a importância das adequações realizadas pelo município para permitir que as gestantes possam realizar seus partos em Rolante. “É uma alegria para nós enquanto gestores poder proporcionar este momento tão especial. É um nascimento, uma vida que enche a todos de esperança e amor. Para a família também ser atendida em nosso hospital representa uma conquista da nossa gestão”, comemora.

Mais detalhes

A iniciativa de oportunizar que as gestantes deem a luz aos seus bebês na cidade é saudada pelo prefeito também em virtude do tempo que esse serviço não era oportunizado pela rede pública. “Na época falavam que era inviável, que Rolante não tinha condições financeiras para isso e eu nunca enxerguei dessa forma. Os profissionais já atuavam no município e era só uma questão de adaptação de horários e adequar algumas coisas que faltavam. Foi muito tranquilo realizar essa melhoria e o custo não foi tão alto”, detalha o prefeito.

O secretário de Saúde detalha que alguns profissionais que vão atuar nos partos já são servidores da fundação hospitalar e outros atuam na rede municipal de saúde. “O pediatra é da nossa rede, atende também nas unidades de saúde e o obstetra e anestesista já trabalham no hospital”, descreve Gonçalves.

Autoridades comentam

 Pedro Rippel, prefeito de Rolante. “O hospital tem condições de realizar os partos. O bloco ciúrgico é excelente, os profissionais também são excelentes. As famílias que já realizaram o parto estão muito contentes. Só elogios”.

Ricardo Gonçalves, secretário de Saúde de Rolante. “Contamos com excelentes profissionais e uma estrutura muito boa aqui na Fundação Hospitalar de Rolante. Isso é muito gratificante para todos”